Publicado em 29/09/2017 16h12

Grãos: excesso de oferta global continua pressionando Cargill

"Embora a demanda global por grãos continue crescendo, o aumento da produção e dos estoques mundiais nas últimas quatro temporadas reduziu a volatilidade do mercado e os preços de commodities", disse a companhia
Por: Estadão Conteúdo

paranagua porto soja

A Cargill está enfrentando dificuldades com o excesso de oferta global de grãos, que vem mantendo os preços baixos e diminuindo as oportunidades de comercialização. Os traders da companhia são vistos no mercado como alguns dos mais hábeis quando se trata de antecipar mudanças na oferta e na demanda e comprar grãos mais baratos em uma região e entregá-los a compradores em outra. Porém, a situação atual vem dificultando o seu trabalho.

"Embora a demanda global por grãos continue crescendo, o aumento da produção e dos estoques mundiais nas últimas quatro temporadas reduziu a volatilidade do mercado e os preços de commodities", disse a companhia em seu balanço referente ao primeiro trimestre fiscal.

O lucro da divisão de originação e processamento diminuiu ante igual período do ano passado, em parte por causa da forte base de comparação. Segundo a Cargill, o processamento de soja no Brasil e na China, assim como as exportações do Brasil, contribuíram de forma positiva.