Publicado em 28/09/2017 14h50

Brasil pode puxar recuperação das commodities

Papel central
Por: Agrolink

maximo-torero

Máximo Toreno, diretor do Banco Mundial. - Foto: Reprodução / Internet

O diretor do Banco Mundial para Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, Máximo Torero, afirmou em palestra na Bolsa de Cereais de Buenos Aires na quarta-feira (27/9) que o Brasil tem um papel central na recuperação dos preços internacionais das commodities e para aumentar o crescimento das economias da América Latina.

“Que o Brasil volte a crescer pode ajudar muito no valor das commodities. Pelo tamanho da economia também vai gerar mais demanda para os países vizinhos e que a América Latina recupere o crescimento de anos anteriores. Sendo mais demanda para produtos agrícolas ou industriais,” disse Torero

O diretor regional do Banco Mundial também avaliou que os produtores rurais latino-americanos devem tomar todas as medidas que puderem contra a volatilidade do mercado. Segundo Torero, os mercados estarão mais voláteis em função das mudanças climáticas constantes.

“Uma excelente ferramenta é utilizar as bolsas para se proteger da volatilidade dos preços, como já fazem muitos produtores argentinos, e outros produtores latinos poderiam usar mais. Outra ferramenta é copiar o modelo de seguro agrícola do México que é o mais barato do continente. Funciona sem subsídios,” disse o economista que é doutor pela Universidade da Califórnia.

Ele ainda concluiu que a Argentina terá o maior crescimento da região nos próximos anos. Torero disse que as opiniões emitidas na palestra são pessoais e não tem vinculação institucional com o Banco Mundial.