Publicado em 05/12/2014 15h24

Anfavea diz que cronograma de testes com etanol está mantido

Expectativa é que a decisão sobre o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina seja divulgada em 2 de fevereiro
Por: Estadão Conteúdo

etanol

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse nesta quinta-feira (4/12) que não há nenhuma alteração no cronograma para analisar um possível aumento do porcentual de etanol misturado à gasolina. 

Segundo ele, os testes de desempenho foram entregues pela Petrobras à Anfavea há cerca de dez dias e agora estão sendo analisados pelos técnicos da entidade. "Pelo relato que tivemos, parece que não há nenhum problema de desempenho", afirmou.

Já os testes de durabilidade, segundo Moan, sempre tiveram previsão de término em fevereiro de 2015. "Nós precisamos testar cerca de 100 mil quilômetros de desgaste de combustível novo em componentes de motores e exaustão. Temos cerca de 350 carros sendo testados, dos quais 12 com rodagem acelerada", afirmou.

De acordo com ele, os testes são necessários para garantir ao consumidor uma boa funcionalidade dos veículos. Segundo divulgado esta semana, o anúncio do aumento da mistura de etanol anidro na gasolina de 25% para 27,5% era esperado para este mês, mas a Anfavea teria solicitado mais testes em carros importados.

"Para dar conforto, para não ter nenhum problema, vamos continuar com os testes de durabilidade em janeiro", afirmou na ocasião o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, que participou de reunião com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Agora a expectativa é que a decisão sobre o assunto seja divulgada em 2 de fevereiro.