Publicado em 05/09/2017 11h19

Agricultura analisa condições do Amapá para status sanitário da aftosa

Técnicos do Mapa estão percorrendo municípios para avaliar "avanços e ajustes necessários" para que o Estado possa ser declarado área livre com vacinação.
Por: Estadão Conteúdo

vacinacao_febre_aftosa_rondonia_1
Depois de todo o trâmite interno, Brasil pedirá reconhecimento do status do Estado à Organização Mundial de Saúde Animal.  (Foto: Governo de Rondônia/Reprodução)

Técnicos do Ministério da Agricultura estão percorrendo municípios do Amapá para avaliar "avanços e ajustes necessários" para que o Estado possa ser declarado área livre de febre aftosa com vacinação. Nesta terça-feira (5/9), o assunto será discutido com o governador Waldez Góes (PDT), para tratar as ações necessárias.

Em nota o Ministério da Agricultura diz que a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) pede a contratação imediata de quatro veterinários, para os municípios de Laranjal do Jari, Cotias do Araguari e Porto Grande, e oito auxiliares (técnicos agropecuários). Também deverão ser adquiridas 14 caminhonetes e um quadriciclo para atuar nas áreas de várzeas.

O reconhecimento nacional do estado como livre de aftosa com vacinação está em análise no Mapa. Depois de atendidas às exigências para o bom funcionamento do serviço veterinário local, deverá ser assinada Instrução Normativa, com o novo status sanitário do Amapá. Posteriormente o pedido de reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação será encaminhado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).