Publicado em 30/08/2017 18h00

Consumidor tem percepção distorcida da indústria de carnes, diz executivo da JBS

O presidente global de operações da JBS, Gilberto Tomazoni, afirma que o consumidor está buscando as informações distorcidas em ativistas e ONGS
Por: Estadão Conteúdo

O presidente global de operações da JBS, Gilberto Tomazoni, disse existir uma lacuna entre a percepção do consumidor sobre a indústria e a realidade no que se refere a questões de sustentabilidade e bem-estar animal. Em discurso no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), Tomazoni comparou a percepção de consumidores e de ativistas sobre a indústria de alimentos e o que, segundo ele, é a indústria de fato.

"A percepção do consumidor é a de que a agricultura é feita por grandes produtores, mas quando olhamos a cadeia vemos mais de 130 mil pequenos produtores", disse o executivo. "Como é que está sendo formada essa percepção? Ele (o consumidor) vai buscar informações e está buscando em ativistas e outras ONGS", disse.

O executivo citou o documentário "Food, INC.", que faz críticas à indústria de alimentos. De acordo com ele, a JBS está investindo em comunicação e transparência para mostrar seus processos de produção. Além disso, está assumindo compromissos públicos como o anunciado na semana passada, de só comprar ovos, utilizados como ingredientes em seus produtos, provenientes de galinhas criadas livres de gaiolas. Até 2020, os produtos fabricados pela JBS não farão mais uso de ovos provenientes de animais confinados.

"Queremos subir a barra e ser referência em sanidade; queremos trazer o que há de melhor nesse setor", disse sobre a contratação de Alfred Almanza pela JBS. O executivo passou quase 40 anos no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) e assumiu agora a posição de diretor global de segurança dos alimentos e garantia da qualidade, da empresa. "O grande desafio é fechar essa lacuna e temos plena consciência de que estamos só começando", disse Tomazoni.