Seis grandes empresas de curtume do Brasil participaram da atividade, que incluiu visitas técnicas, espaço para relacionamento e audiência no Congresso Mundial do Calçado. A missão ocorreu na cidade de León.
O México é um dos países alvo apontados no Planejamento Estratégico do couro brasileiro para os próximos anos, com grande potencial de negócios que se confirmou com a missão. “Voltamos a ser interessantes para os mexicanos, mas ressalto que para competir nesse mercado com couros acabados, nossa indústria precisa buscar ainda mais aprimoramento, pois os curtumes locais estão muito bem”, destaca Nikolas Fuga, da empresa Fuga Couros S/A, que participou da missão. O empresário avalia que países como o México – com logística facilitada a partir do Brasil – devem ter um incremento de negociações de couros brasileiros, possibilitando uma diversificação de mercados.
No espaço para relacionamento organizado pela Missão, foram realizadas 20 reuniões entre os curtumes brasileiros e compradores de couros do México, oriundos de indústrias de calçados, artefatos e segmento automotivo, totalizando 25 contatos novos para o Brasil. As visitas técnicas contemplaram curtumes locais, fábricas de calçados e artefatos e indústrias ligadas ao fornecimento de couro para o setor automotivo