Publicado em 23/08/2017 18h06

PIB do agronegócio deve subir 0,9%

Significativa melhora de 0,8 ponto percentual na comparação com a estimativa anterior
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O PIB (Produto Interno Bruto) do Agronegócio brasileiro deve crescer 0,9% neste ano, de acordo com cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Houve significativa melhora de 0,8 ponto percentual na comparação com a estimativa anterior (0,1%), referentes ao PIB-renda.

De acordo com a Cepea, esse aumento deve-se, principalmente, à queda menos acentuada nos volumes e nos preços do segmento agroindustrial, na comparação anual. A renda segue pressionada pelo movimento de preços desfavorável ao setor, enquanto o PIB-volume se mantém com crescimento relevante. 

“A relação entre os deflatores do agronegócio e da economia como um todo apresentou redução de 3,5% na comparação entre os primeiros cinco meses de 2017 e o mesmo período de 2016. Quanto ao PIB-volume do agronegócio, estima-se elevação de 4,5% em 2017”, aponta o Cepea.

“Por outro ângulo, a perda de rentabilidade do setor tem reflexo positivo na economia e na sociedade, contribuindo para o controle da inflação e para a garantia de acesso a alimentos mais baratos. Produzindo volumes crescentes a preços acessíveis, o agronegócio ajuda a garantir uma importante dimensão do bem-estar, principalmente da população tipicamente mais pobre”, conclui.

Publicidade