Publicado em 23/08/2017 17h57

I Fórum de Agribusiness discutirá mercado interno e externo do agronegócio

Fórum possibilitará uma melhor mobilização, ampliará a oportunidade para mais produtores e tipos de produtos
Por: Agrolink

No dia 28 de setembro será realizado o Fórum Agribusiness 2017, com o objetivo de discutir a comercialização de produtos agrícolas nos mercados externo e interno. Durante o evento serão apresentadas discussões, sugestões e possibilidades para construção desse modelo, acompanhadas da legislação e contratos que viabilizem o processo.

Segundo a ONU, a população mundial deverá chegar aos 8,5 bilhões em 2030, 9,7 bilhões, em 2050, e exceder os 11 bilhões, em 2100, com a Índia ultrapassando a China como país mais populoso do mundo num prazo de sete anos. A Nigéria deverá ultrapassar a população dos Estados Unidos, tornando-se o terceiro país mais populoso do mundo em 35 anos.
 
Com o rápido crescimento da população, já se observa hoje que 40% da população do planeta sofre as consequências da falta de água. Além do aumento da sede no mundo, a falta de recursos hídricos tem graves implicações econômicas e políticas para as nações.
 
De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos.


 
Alguns países no mundo também encontram problemas com a produção agrícola e o abastecimento de sua população por falta de áreas para plantar, seja pela qualidade dos solos e/ou por restrições hídricas. Muitos se preocupam cada dia mais em garantir a segurança alimentar de suas populações.
 
O Brasil figura como uma das nações que poderá suprir parte da demanda mundial de alimentos nas próximas décadas, pelo potencial de crescimento de sua produtividade, com base no uso de tecnologias. Uma grande oportunidade para o país.
 
No entanto, a exportação de produtos agrícolas brasileiros, no formato existente atualmente, com custo elevado, infraestrutura precária, muita de burocracia e carga tributária excessiva geram consequências absurdas aos produtores nacionais.
 
Em outra vertente, sabemos que vender ou alugar terras no Brasil para estrangeiros, além de potenciais problemas na conservação dos recursos naturais do local - pelo compromisso único de produzir e exportar os alimentos - têm restrições impostas pelas leis brasileiras que praticamente inviabilizam essas possibilidades neste momento.
 
No intuito de apoiar os produtores nacionais, que enfrentam dificuldades na produção e exportação de seus produtos, é que foi estruturado o “FORUM AGRIBUSINESS”, que se propõe a discutir novos modelos de relacionamento entre produtores nacionais e a sociedade de países importadores natos de alimentos, que necessitam garantir o fornecimento de produtos agrícolas, sugerindo ações coordenadas para criar, manter e/ou expandir a presença dos nossos competitivos produtos nos principais mercados, a médio e longo prazos.
 
Tal modelo tem como principais insights:

  • Geração de contratos de produção e venda de médio e longo prazos entre produtores nacionais e países importadores;
  • Financiamento da produção nacional pelos países importadores, a custos inferiores ao do crédito agrícola nacional;
  • Fortalecimento de redes de negócios agrícolas a partir do Brasil e de ações coletivas entre produtores nacionais (compra de insumos e venda de produtos).

O Fórum vem com a incumbência de criar a oportunidade de aproximação desses países com nossos produtores, para discutirem as possibilidades apoiadas em instrumentos legais.
 
O Fórum apoiará uma diversificação de produtos exportáveis em calendário a ser definido pelas idiossincrasias tanto da produção brasileira como também dos produtos que os países importam.
 
No Fórum serão discutidas (i) experiências, práticas comerciais e cultura negocial dos países demandantes; (ii) identificar a demanda de produtos dos país foco da exportação; (iii) orientar a real possibilidade de negócios; dentre outros temas.
 
O Fórum possibilitará uma melhor mobilização, ampliará a oportunidade para mais produtores e tipos de produtos, além de possibilitar de criação de uma “vitrine” de oportunidades e potenciais para o Brasil e os outros países.

Serviço:

28 de Setembro de 2017

Av. Cidade Jardim, 803 - Edifício Cidade Jardim / São Paulo - SP - Brasil

Saiba mais: http://wiym.com.br/agrobusiness/index.php