Publicado em 23/08/2017 17h49

SIAVS debate comunicação e demandas do consumidor

Consumidor, centro das atenções e dos esforços das agroindústrias de alimentos, será o tema de debates no SIAVS
Por: ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal

O consumidor, centro das atenções e dos esforços das agroindústrias de alimentos, será o tema de debates no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), que será realizado entre 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Sob o título de “O perfil do novo Consumidor”, o painel - que acontecerá no terceiro dia do SIAVS (31 de agosto) - tratará de demandas para o mercado brasileiro e internacional. Um dos pontos apresentados serão as estratégias de agregação de valor à carne suína, com o objetivo de atender mercados importadores específicos. 

Já para o consumidor brasileiro, o temário apontará inovações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do setor produtivo nacional, identificando necessidades e apontando caminhos e novos nichos de consumo.

A comunicação também estará em pauta, tratando de mitos e o aprimoramento para alcançar o sucesso na mensagem ao consumidor.

Participarão do painel Mathew Perkins, especialista norte-americano da Elanco, Fábio Bagnara, gerente de P&D da BRF e Renato Irgang, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O consultor da Cobb-Vantress Antônio Guilherme Machado de Castro mediará o debate.

“O setor de alimentos do Brasil é reconhecidamente inovador, com agroindústrias com forte atuação no mercado internacional e solidez nas relações com o consumidor brasileiro.  Entretanto, há ainda uma infinidade de oportunidades a serem exploradas, com vistas à melhora da rentabilidade e à diversificação das demandas de consumo”, ressalta Ariel Antônio Mendes, coordenador da programação do SIAVS e diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade organizadora do evento.

SOBRE O SIAVS – Iniciativa da ABPA, o SIAVS é o maior e mais completo evento da avicultura e da suinocultura do Brasil. Também é considerado o maior encontro político desses setores no País, contando com a presença de governadores, ministros, senadores, deputados, prefeitos, secretários, lideranças nacionais e setoriais. Além disso, os mais influentes nomes do empresariado, da área técnica e de outros elos do agronegócio brasileiro, especialmente da cadeia produtiva de proteína animal, participam do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura.

Na edição anterior, em 2015, dezenas de milhares de visitantes de mais de 40 países visitaram as mais de 100 empresas expositoras. Foi o maior e mais importante evento promovido pelo setor de proteína animal no ano, com mais de 70 palestrantes do Brasil, Europa e América Latina, além de seminários e atrações exclusivas em parceria com organizações, como a Apex-Brasil e empresas do setor.

 O SIAVS possui uma ampla programação de palestras voltadas à reflexão sobre os desafios e avanços técnico-sanitários e de estratégias de negócio, diante do cenário econômico do País. 

O SIAVS é uma realização da ABPA, com o patrocínio do Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo  (FAESP), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN),  Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Elanco, Phibro, Bayer, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e Sistema OCB.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), A Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos de Aves e de Suínos (ANFEAS), O Instituto Ovos Brasil, A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC) e a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) são apoiadores do SIAVS.