Publicado em 21/08/2017 17h53

Saúde do Homem e da Mulher do Senar/MS mostra importância da prevenção para população de Alcinópolis

A população de Alcinópolis teve um sábado diferente, no último dia 19. O programa especial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Saúde do Homem e da Mulher Rural, promoveu cerca de 800 procedimentos de saúde, beleza e informação na Unidade Básica de Saúde na região central do município.
Por: Ana Brito | Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Terezinha-capa-Alcinopolis

O evento conta com a parceria do Sindicato Rural de Alcinópolis, secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e de Desenvolvimento, Agricultura e Pecuária, além da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS.

Para a coordenadora educacional da instituição, Terezinha Cândido, o número de atendimento superou as expectativas dos organizadores e comprovou o efeito da ação cuja finalidade principal é mostrar a importância da prevenção a doenças. “Alcinópolis é exemplo de como a informação é um agente transformador, tanto que aqui, com a parceria do sindicato rural, capacitamos mais de 80 pessoas ao longo do ano”, destacou.

Outro exemplo citado por Terezinha é o programa de responsabilidade social do Senar/MS, o Agrinho, que tem sido ampliado no município. “Já alcançamos 740 alunos e quase 50 professores, com temas transversais, de muita pertinência para as crianças que são o futuro do nosso País”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Alcinópolis, Daniel Cochito, a iniciativa é fundamental para aproximar o campo da cidade. “Precisamos dar continuidade a ações e parcerias como esta”. Do mesmo modo, o prefeito municipal, Dalmy Crisóstomo da Silva, acrescentou: “Podemos fazer algumas coisas sozinhos, mas juntos faremos sempre muito mais. Este evento superou todas as nossas expectativas e estamos imensamente satisfeitos com o resultado”.

A felicidade de cuidar da própria saúde estava estampada no rosto do senhor Guilherme Gonçalves de Freitas, de 85 anos, trabalhador rural. “Eu estou ‘beleza’. Eu cuido. Este atendimento aqui na cidade é bom por isso, para que a gente possa cuidar da saúde sem ter que sair daqui”.

Para a moradora, Corina de Souza Barbosa, de 70 anos. “Tenho uma família muita grande, com 3 filhos, cinco bisnetos, e oito netos. O pessoal aqui me atende muito bem. Tem muita mulher que não sabe a importância de cuidar da saúde”.

A próxima parada do Saúde do Homem e da Mulher, do Senar/MS, será em Rio Brilhante, no dia 30 de setembro, a partir das 07 horas, no posto de saúde da área central do município.