Publicidade
Publicado em 21/08/2017 17h42

Técnicos do Mais Leite viajam a Castro para conhecer tecnologias do setor leiteiro

Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS atende 900 produtores em 27 municípios do Estado
Por: Aline Oliveira | Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

tecnicos mais leite ms

Trocar experiências e conhecer a realidade de outros estados produtores de leite. Com esse objetivo, uma missão técnica composta pela equipe de Assistência Técnica e Gerencial do programa Mais Leite, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, viajou 906 quilômetros até Castro (PR), considerada a capital nacional do leite.

Além dos profissionais do Senar/MS, representantes do Sebrae/MS – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural compõe a caravana que atua no fomento ao desenvolvimento da pecuária leiteira no estado.

De acordo com a gestora do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Mariana Urt, o foco da visita foi promover a troca de experiências e atualizar conhecimentos com a equipe da Castrolanda, Cooperativa Agroindustrial Ltda, realizadora do evento técnico denominado Agroleite. “Ano passado recebemos uma visita de profissionais da Cooperativa interessados em saber mais detalhes sobre a metodologia de ATeG. Agora foi a vez da nossa equipe ir lá e absorver a expertise dos especialistas paranaenses”, ressalta.

Programação – A coordenadora do programa Mais Leite, Bruna Bastos, acompanha o grupo de 35 técnicos de campo, que atualmente atende 900 famílias assistidas pela iniciativa do Senar/MS desde outubro de 2014. Ela destaca que o Agroleite é uma oportunidade excelente para atualizar os conhecimentos dos profissionais sul-mato-grossenses.

“A realidade dos produtores daqui é bem diferente da nossa, pois, aqui a produção de leite é bastante tecnificada, inclusive visitamos uma propriedade que já utiliza robôs para fazer a ordenha. Outro ponto que impressiona é o comprometimento da agroindústria com os fornecedores, pois, a bonificação para qualidade chega a 30% do preço mínimo de mercado”, detalha.

A programação é diversificada e alterna conteúdo teórico, palestras e visitas em propriedades. O grupo teve acesso a informações mais aprofundadas do programa ABC Cerrado desenvolvido pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tecnologia e Manejo de resíduos em produção de leite, produção de biofertilizantes, nutrição e indústria farmacológica.

Informações adicionais – Castrolanda é uma cooperativa agroindustrial com sede localizada em Castro, no Paraná. Foi fundada em 1951 e há mais de 65 anos busca se adaptar aos movimentos de mercado, porém sempre de acordo com os interesses dos seus cooperados.  Com R$ 2,83 bilhões de faturamento possui 878 cooperados. Tem 2.971 colaboradores e Unidades de negócios divididas em Operações (agrícola, carnes, leite, batata, feijão e corporativa) e Industrial (carnes, leite, batata).

Publicidade