Publicado em 21/08/2017 17h27

FPA mobilizada contra fraudes no leite uruguaio

Exportadores estariam usando o Uruguai para ter benefícios fiscais
Por: Agrolink

As denúncias de que exportadores estariam usando o Uruguai como “triangulação” para obter vantagens na venda de produtos lácteos ao Brasil provocou uma mobilização na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). (Clique AQUI para relembrar) O primeiro movimento foi uma audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a fim de buscar soluções para os problemas enfrentados pelo setor.

De acordo com o deputado Marcos Montes (PSD-MG), a articulação vai envolver ainda os ministérios das Relações Exteriores e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, além da Presidência da República: “É preciso uma ação conjunta do governo não para proibir, mas para estabelecer critérios na importação de leite do Uruguai. Não há justificativa para a forma como o Uruguai coloca leite dentro do Brasil”.

O parlamentar Evair de Melo (PV-ES) justifica que “o leite de origem duvidosa coloca em risco os nossos consumidores e compromete a qualidade de outros produtos derivados, também está trazendo sérios prejuízos aos nossos pecuaristas. Vamos debater os critérios obscuros que permitem a importação. Para proteger os consumidores e garantir renda dos produtores rurais, principalmente os pequenos e médios de todo o território nacional”.

O deputado Luiz Cláudio (PR-RO) diz que a importação de leite tem prejudicado principalmente os pequenos e médios produtores. “Hoje, Rondônia tem o menor preço pago ao produtor de leite – R$ 0,85 por litro – e deixar entrar leite importado faz com que a situação fique ainda pior”, avaliou. O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) lembra que a importação de leite em plena entressafra é ainda mais prejudicial para os produtores brasileiros.

“Nem sabemos se aquele leite está realmente vindo do Uruguai ou se eles são o meio do caminho, simplesmente repassando para o Brasil, aproveitando as vantagens do Mercosul. Enquanto isso, a nossa cadeia produtiva, que emprega milhares de pessoas, enfrenta dificuldades", afirmou Josué Bengtson (PTB-PA), que é crítico da importação de leite de países vizinhos.

No Rio Grande do Sul, destaca Afonso Hamm (PP-RS), existem mais de 100 mil produtores de leite. Para ele, a importação de leite chega a ser irresponsável pois compromete a produção nacional. Ele defende a investigação dessa possível triangulação envolvendo outros países que estariam enviando leite ao Brasil também via Uruguai.