Publicado em 21/08/2017 17h24

Escola de Beneficiamento é apresentada em Workshop da Qualidade do Algodão

Primeira etapa do curso de 480 horas ocorrerá nas instalações do Senai-MT em Rondonópolis e a segunda será na nova Escola de Beneficiamento
Por: Ampa - Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão

Você já pensou na possibilidade de trabalhar no beneficiamento de algodão? Hoje Mato Grosso responde por 67% da pluma produzida no Brasil, que é um dos cinco maiores produtores e exportadores mundiais de pluma, e todos os especialistas no tema concordam que a etapa do beneficiamento é fundamental na busca pela qualidade desejada pela indústria têxtil nacional e estrangeira.

Pensando nisso, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) estão construindo uma Escola de Beneficiamento no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul, em Rondonópolis (a 210 km da capital). O projeto, que começou a ser idealizado há alguns anos como parte do programa da Qualidade de Fibra de Mato Grosso, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondonópolis.

Na última sexta-feira, durante o V Workshop da Qualidade do Algodão, realizado em Cuiabá o diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, exibiu um vídeo sobre a Escola de Beneficiamento e apresentou a proposta da escola, que tem como grande destaque a micro usina fabricada pela Lummus (referência mundial em equipamentos para beneficiamento do algodão), com características apropriadas para atividades pedagógicas e também de pesquisa.

O primeiro treinamento na Escola de Beneficiamento acontecerá ainda neste semestre, em parceria com o Senai-Rondonópolis, responsável pela formação de trabalhadores para Mecânica em Operação de Algodoeira. De acordo com o gerente Carlos Braguini, que também participou do Workshop da Qualidade do Algodão, a pré-inscrição para esse curso poderá ser feita a partir desta segunda-feira (dia 21) no próprio Senai-Rondonópolis. O período de pré-inscrição será encerrado em 4 de setembro e, nos dias 5 e 6, acontecerão as entrevistas com os candidatos, que devem ter idade a partir de 18 anos e ter o Ensino Fundamental completo.

Serão 25 vagas e inicialmente serão contemplados trabalhadores sem experiência prévia, porém, Braguini alerta que a intenção do período de pré-inscrição é identificar os candidatos com perfil adequado para trabalhar no beneficiamento do algodão. As aulas acontecerão de 12 de setembro a 15 de dezembro. A primeira etapa do curso de 480 horas ocorrerá nas instalações do Senai-MT em Rondonópolis e a segunda será na nova Escola de Beneficiamento. O encerramento do projeto contará com um estágio em algodoeiras durante a safra 2017/18.

Para Milton Garbugio, presidente da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a criação da Escola de Beneficiamento, a única do gênero no país, é muito importante para a consolidação da cotonicultura mato-grossense:

"Quem ganha com isso é o produtor. Temos cerca de 120 algodoeiras em Mato Grosso e o beneficiamento é uma etapa fundamental para obtermos a qualidade da nossa pluma. Se não for feito de forma correta, o beneficiamento pode causar tanto dano à qualidade quanto a chuva na lavoura no momento inadequado".

O projeto da Escola de Beneficiamento conta com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).