Publicado em 14/08/2017 22h52

Portos de SC seguem fechados por condições climáticas

Fenômeno da ressaca também teve reflexos em Santa Catarina
Por: Mauren Xavier | Correio do Povo

O fenômeno da ressaca também teve reflexos em Santa Catarina. Os portos de Itajaí, Navegantes, Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, além do porto pesqueiro de Laguna, fecharam na sexta-feira passada e, até esta segunda, não retomaram as atividades por conta das condições climáticas.

Conforme a Defesa Civil de Itajaí, o complexo portuário, que engloba o Porto de Itajaí e o Porto de Navegantes, suspendeu as atividades por conta dos fortes ventos e das ondas muito altas, acima do permitido para navegação. De acordo com o gerente de prevenção da Defesa Civil de Itajaí, Marinho Stringari, as ondas registradas na região alcançam de 2,5 metros até 4,5 metros de altura, por conta dos ventos que passaram dos 70 km/h.

“A ideia é que a partir de quarta-feira a situação esteja melhor. Antes disso, a recomendação da Defesa Civil é para os barcos não acessarem o mar e aguardar a melhoria das condições marítimas”, explicou Stringari.

Segundo ele, as análises têm sido feitas por técnicos pelo menos duas vezes por dia, para avaliar as condições do mar. “O mar ainda está muito agitado por aqui, por isso continua a situação impraticável das manobras”, informou.

De acordo com o funcionário do núcleo de operações do Porto de Navegantes, Israel de Oliveira, o fechamento do porto chegou a atrasar a operação de, no mínimo, cinco navios que estavam aguardando para descarregar mercadorias na região. Na última sexta-feira, também por conta da ressaca que atingiu o território catarinense, o ponto turístico Molhe da Atalaia, também em Itajaí, foi interditado por conta da agitação do mar. De acordo com Stringari, a área foi isolada para evitar o acesso de turistas.

“A decisão foi tomada pela Guarda Portuária do Porto de Itajaí, através da Superintendência do Porto de Itajaí em conjunto com a Defesa Civil. O mar estava muito agitado, invadindo o local e arremessando pedras”, detalhou. Segundo ele, o acesso ao Molhe foi liberado nesta segunda-feira.