Publicado em 02/12/2014 14h46

Embrapa lança biocida natural contra lagarta-do-cartucho

A Embrapa apresentou um repelente e biocida natural contra a lagarta-do-cartucho, que é uma das principais pragas enfrentadas pelos produtores de milho, comprometendo 40% da produção brasileira.
Por: Agrolink

lagarta

Trata-se do óleo essencial extraído da planta Piper tuberculatum, conhecida como pimenta-de-macaco, que possui 54 substâncias químicas naturais. 

A pesquisa, concluída este ano pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte (Piauí) Paulo Soares, comprovou que a substância mata a lagarta logo nas primeiras aplicações. Verificou também a eficiência do óleo essencial no combate a pragas como a vaquinha (Cerotoma arcuatus), o pulgão-preto (Aphis craccivora) e o percevejo (Crinocerus sanctus), que atacam principalmente o feijão-caupi.
 
A próxima etapa do projeto vai identificar qual (ou quais) substâncias presentes no óleo agem diretamente como inseticida, para aprimorar o uso do produto. A Piper tuberculatum é uma planta que predomina em regiões tropicais, como o Nordeste brasileiro, e em áreas onde há um bom volume e frequência regular de chuvas.
 
Para o engenheiro agrônomo Francisco Kim de Oliveira, da Embrapa Meio-Norte, essa pesquisa abre caminho para novas investigações de plantas nativas. Segundo ele, a essência desses vegetais pode gerar produtos alternativos para o controle de pragas e doenças, “dando sustentabilidade à cadeia produtiva de alimentos, e reduzindo, assim, o uso de agrotóxicos”.