Publicado em 02/12/2014 09h36

Carnes revelam fraco desempenho nas exportações de novembro

Tem gente dizendo que a culpa é dos importadores russos, mas o melhor é aguardar os dados consolidados.
Por: Avisite

carnes

O fato é que, após desempenho acima da média em outubro, em novembro as carnes registraram revertério geral, apresentando resultados negativos em relação ao mês anterior em todos os quesitos – volume, preço médio e receita cambial – sem exceção.

A queda no volume não chega a surpreender, pois, afinal, novembro teve 3 dias úteis a menos que outubro (23 dias úteis). Mas o retrocesso no preço médio das três carnes foi, pode-se dizer, inesperado. E forte a ponto de ocasionar incisivo recuo na receita cambial do setor – aliás, a menor dos últimos sete meses.

Em comparação a novembro de 2013, as três carnes apresentaram evolução positiva no preço médio. Pequena no caso das carnes bovina e de frango (+4,82% e + 2,56%, respectivamente), mas significativa no caso da carne suína (+29,30%), que também foi a única a registrar embarques maiores que há um ano (+15,96%)

Tal desempenho redundou em aumento de, praticamente, 50% na receita cambial da carne suína. Porém, embora expressivo, esse resultado não impediu que a receita cambial conjunta das três carnes recuasse mais de 1% em relação ao que foi registrado em novembro de 2013.
 

Publicidade