Publicado em 21/06/2017 17h05

Mudança de hábitos alimentares fomenta produção sustentável de hortifrútis

Relatório The Top 10 Consumer Trends for 2017 aponta que 83% dos entrevistados pagariam mais por um alimento mais saudável
Por: Camila Castro, Centro de Comunicação

A velocidade e o volume de informações disponíveis à sociedade têm transformado os hábitos alimentares dos consumidores ao redor do mundo. O relatório “The Top 10 Consumer Trends for 2017” aponta que 83% das pessoas que participaram da pesquisa pagariam mais por um alimento mais saudável. Essa busca por qualidade e produtos de menor impacto ambiental, tem fomentado a produção sustentável de hortifrutis, inclusive no Brasil.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ney Ibrahim, diretor comercial da Alltech Crop Science no Brasil, o mercado tem exigido do produtor maior atenção às práticas de manejo desses cultivos e a novas técnicas mais sustentáveis. “A consequência dessas transformações é que o produtor está se profissionalizando cada vez mais. O próprio mercado vai selecionando os agricultores que estão aptos a essa situação”, afirma.

Diante deste cenário, soluções naturais, à base de aminoácidos, micro e macronutrientes, tem auxiliado produtores a alcançar padrões de sabor, cor e tamanho nas frutas e hortaliças colhidas. "O foco passou a ser a qualidade e não simplesmente a quantidade. Estes produtos, que não agridem o meio ambiente, visam os equilíbrios nutricional e hormonal da planta melhorando seu desenvolvimento. Com isso, padroniza-se o fruto produzido", conta o agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico da empresa.

Conhecimento

Segundo Ibrahim, para se manter sempre competitivo é fundamental que os produtores se reúnam em grupos e compartilhem informação. “De uma maneira geral a cadeia produtiva já está se organizando em associações, para que esse conhecimento seja dividido. Conseguimos ver uma união muito grande de todos os elos da cadeia de produção, para que todos sigam na mesma direção. Sem falar nos canais disponíveis em celulares, como o WhatsApp que tem ajudado a difundir diversos conteúdos”.

Porpino ainda destaca a importância da participação em feiras do setor, como a Hortitec, maior evento de hortifruti da América Latina, que neste ano será realizado de 21 a 23 de junho, em Holambra (SP). “Dessa forma, o agricultor tem contato com novas tecnologias que podem aumentar sua produtividade com qualidade. É uma maneira de estar mais perto do futuro”, afirma.

Com o objetivo de disponibilizar conteúdos relevantes para a cadeia do agronegócio nacional e contribuir para o crescimento do setor, a Alltech Crop Science fará, durante a Hortitec, o lançamento da 5ª edição da sua Revista Em Folha. A edição especial de hortifruti traz debates sobre mercado, técnicas de manejo, qualidade e artigos técnicos. A publicação também está disponível online no link: http://bit.ly/EmFolha5

 

Serviço:

24ª Hortitec

Data: 21 a 23 de junho de 2017

Local: Holambra (SP)

Site: hortitec.com.br

 

---

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).

Informações para a imprensa

Camila Castro | Centro de Comunicação

camilac@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904