Publicado em 20/06/2017 16h42

EUA, México e Canadá fecham acordo agrícola do Nafta

"US$ 85 bilhões flui entre as nossas três nações a cada ano"
Por: Eduardo Gottems | Agrolink

Os governos de Estados Unidos, México e Canadá anunciaram nesta terça-feira (20.06) terem chegado a um entendimento sobre a manutenção do tratado de livre comércio da América do Norte (Nafta) no âmbito da agricultura. O anúncio veio após reuniões envolvendo os ministros da Agricultura canadense, Lawrence MacAulay, mexicano, José Calzada e dos EUA, Sonny Perdue, na cidade de Savannah (Geórgia).

“O Nafta ajudou muito nossos setores agrícolas, bem como nossos consumidores que se beneficiaram de uma variedade cada vez maior de produtos alimentares seguros e acessíveis durante todo o ano. Embora mesmo as melhores parcerias comerciais enfrentem desafios de tempos em tempos, nossas diferenças agrícolas são relativamente poucas no contexto do comércio agrícola de US$ 85 bilhões que flui entre as nossas três nações a cada ano”, declarou Perdue.

De acordo com ele, o encontro “promoveu a compreensão mútua e as relações pessoais que ajudarão a agricultura norte-americana a prosperar, melhorar nossa parceria e colaboração regional e fortalecer nossa relação comercial”.

“Nossas três nações estão conectadas não só geograficamente, mas também através de nossos mercados agrícolas profundamente integrados. Nosso relacionamento comercial é vital para as economias – e as populações – dos nossos respectivos países. Estamos trabalhando juntos para apoiar e criar bons empregos nos três países. Nós compartilhamos um compromisso de manter nossos mercados abertos e transparentes para que o comércio continue crescendo. Esse compromisso mútuo foi reafirmado nas nossas discussões nesta semana”, explicou o secretário dos EUA.

“Ao longo dos anos, os Estados Unidos, o México e o Canadá também trabalharam em colaboração para proteger a saúde vegetal e animal, realizar pesquisas conjuntas e compartilhar as melhores práticas. Esses esforços ajudaram a erradicar várias pragas e doenças da região, diferenciando-nos do resto do mundo. Nossos três países continuam comprometidos com a colaboração contínua para assegurar uma cadeia de abastecimento regional segura e confiável que torne o setor agrícola norte-americano mais competitivo”, concluiu.

Publicidade