Publicado em 12/06/2017 14h53

Tecnologia sem fio facilita a instalação e pesagem a bordo dos veículos

Módulo EX5000, lançamento da Exacta Balanças, é a solução ideal para condições severas de tempo, temperatura e vibração

Ex50001

O sonho de muitos pecuaristas é aumentar a conversão alimentar do gado, diminuir o uso da mão de obra, pesar o rebanho sem interrupções e assim ganhar mais e ter maior qualidade com menos esforço e despesas extras. Essa realidade está cada vez mais próxima com o uso de ferramentas tecnológicas que facilitam o dia a dia na fazenda. Com apenas alguns toques no tablet já é possível alimentar e pesar o gado de forma segura e automatizada. É o que proporciona o lançamento da Exacta Balanças, o EX5000 - Módulo de Pesagem Sem Fio.

O principal diferencial do equipamento é que por ser instalado próximo as células de carga a ele conectado, reduz a utilização de cabeamento, facilitando assim seu manuseio. “É muito fácil instalá-lo, pois não requer a passagem de cabos entre o vagão e o trator. A comunicação entre o EX5000 e os aplicativos exNutri - Balança de Trato Bovino ou o exCurral: Balança de Curral, é sem fio (WiFi) e já vem pré-configurada. Por meio de qualquer tablet pode ser operado até mesmo de fora do trator em um raio de 50 metros de distância do módulo”, diz o gerente de desenvolvimento da empresa, Rodrigo Aznar.

Além disso, a solução completa oferecida pela empresa, EX5000 + aplicativo exNutri + software de trato bovino exTrato, permite que mesmo o pequeno produtor implante e opere um sistema de controle de dietas para diferentes lotes de animais. “O sistema proporciona a opção de programar diferentes receitas a serem produzidas diariamente e até de maneira intercalada, de forma simples e rápida”, esclarece Aznar.  

Já a coleta e análise dos resultados, feitos pelo software exTrato, permitem ajustar as próximas ordens de produção com base nos desvios registrados com a frequência que o produtor conseguir realizar. É possível assim, controlando as dietas fornecidas, alcançar as metas do plano nutricional e mais facilmente buscar o melhor rendimento do rebanho, juntamente com a minimização de perdas dos insumos. “Oferecer mais ração aos animais nem sempre quer dizer maior ganho de peso do rebanho. O uso desse sistema para a implantação de um plano nutricional bem equacionado gera uma melhora consistente da taxa de conversão”, afirma o gerente de desenvolvimento.

A adoção de sistemas deste tipo, onde o registro dos resultados é automatizado, evita também os erros ou falta de registros tão comuns nas anotações em papel, ainda hoje presentes na realidade das fazendas brasileiras. Considerando todas as características da solução, como menu prático em touch screen, identificação de lotes via GPS, programação rápida via pendrive e ferramenta fácil de planejamento de ordens de produção (exTrato), bem como telas e menus em português, Aznar assegura que a solução é novidade no mercado brasileiro.

Fácil instalação e manutenção

A instalação do módulo EX5000 é outra característica que chama atenção. Pode ser fixado diretamente junto ao chassi do vagão ou caminhão, com ou sem caixa de proteção ao tempo, já que o equipamento possui grau de proteção IP66 (protegido contra a poeira e jatos potentes de água). Por já possuir entradas para quatro células de carga, dispensa a instalação de caixa de junção.  Além disso, o tablet para o aplicativo exNutri também pode ser instalado próximo ao painel do trator, por meio da capa protetora e um suporte veicular.

É importante ressaltar que o tablet onde roda o aplicativo recebe uma capa protetora especial para veículos agrícolas, tornando o seu uso e durabilidade assegurados nas mais severas condições como chuva, sol e poeira.

O sistema oferece baixo custo de manutenção, já que em caso de danos ao tablet, recomenda-se a troca somente dele, o que pode ser feito com qualquer modelo comercial com Android 6.0 ou superior.  Como qualquer outro sistema de pesagem, é recomendada a verificação periódica das células de carga, o que pode ser realizado por técnicos autorizados da Exacta Balanças.

Outras aplicações - O módulo de pesagem sem fio pode ser utilizado com outras ferramentas da empresa como os aplicativos exCurral - Balança de Curral Sem Fio, exDisplay: Plataforma de Pesagem industrial sem fio e  ainda o exSafra - Gerenciamento de Cargas em Frotas sem fio, este último em fase de testes.   A base da solução, o EX5000 atende qualquer cultura que utilize um vagão (ou caçamba sobre caminhão), bem como ambientes críticos onde a passagem de fios sempre representa um ponto frágil a danos. Mesmo culturas onde hoje o vagão ou caçamba normalmente não possuem células de carga instaladas, podem facilmente passar a utilizar depois da adequação mecânica dos vagões. “Este tipo de sistema onde existe a facilidade de instalação e o custo/benefício são atrativos e podem servir de motivação para que culturas onde hoje não existe a prática de pesagem a bordo do veículo possam adotar a solução e tirar proveito dos seus benefícios como fruticultura, grãos, cana-açúcar, e até mesmo em processos da construção civil como fabricação de cimento”, conclui o gerente de desenvolvimento da Exacta Balanças.

Exacta Balanças – Empresa no segmento de balanças fundada em 2011 com soluções especiais para agropecuária e logística. Sediada em Rancharia, região oeste do Estado de São Paulo, e com polo desenvolvedor em Ribeirão Preto/SP, possui produtos inovadores onde a facilidade de integração de balanças especiais com sistemas de gestão (TI) são o principal diferencial. Saiba mais no www.exactabalancas.com.br. 

EX5000

Autoria: Kassiana Bonissoni | Rural Press

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade

A Agroin Comunicação não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos. Todos os direitos reservados © Copyright 2014