Publicidade
Publicado em 01/06/2017 17h10

Monsanto vê preço de commodities como desafio para safra 2017/2018

Presidente da empresa no Brasil informou que o Cade já recebeu informações sobre a união com a Bayer
Por: Estadão Conteúdo

empresas-monsanto-centro-pesquisa

O presidente da Monsanto no Brasil, Rodrigo Santos, disse que a queda dos preços internacionais das commodities trará mais desafios para os produtores brasileiros na safra 2017/2018, "porque os preços internacionais dos grãos caíram em relação ao ciclo 2016/17", disse Santos, durante evento de lançamento da plataforma de agricultura digital Climate FieldView, em São Paulo.

Santos comentou também que a possibilidade do corte de juros das linhas de crédito do Plano Safra 2017/2018 não ocorrerá na proporção demandada pelo setor agrícola, e, como se comenta nos bastidores do setor, traz "preocupação". "O agronegócio está bem diante da crise, mas não está imune a ela. O Plano Safra ainda pode ser mais robusto e taxas de juros menores poderiam impulsionar o setor", afirmou.

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, revelou em Cuiabá (MT) que as taxas de juros para o Plano Agrícola e Pecuário 2017/18, a ser anunciado no dia 7 de junho, terão queda de 1 ponto porcentual em relação aos da safra 2016/17. Com isso, os juros devem variar de 7,5% a 11,75% ao ano para os principais programas.

Maggi afirmou, ainda, que os recursos destinados pelo governo ao crédito agrícola ficarão um pouco acima dos R$ 185 bilhões anunciados no ano passado.Santos afirmou que a empresa pode vir a ampliar o uso do barter (troca de grãos por insumos), mas não de forma expressiva.

Cade

O presidente da Monsanto no Brasil, Rodrigo Santos, afirmou que a perspectiva de o processo de fusão da companhia com a Bayer ser aprovado até o fim do ano é compatível com as medidas ocorridas até o momento. Atualmente, a Bayer está em processo de compra da Monsanto, pelo preço de US$ 57 bilhões. A expectativa é de que a operação seja finalizada ainda este ano.

"Enviamos um pacote de informações ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) há cerca de duas semanas", disse Santos, acrescentando que há previsão de que a operação seja finalizada até dezembro de 2017, período que, segundo Santos, seria "condizente" com o processo.

Publicidade