Publicado em 11/05/2017 01h03

Pela primeira vez, Cachaça 51 será totalmente produzida com cana própria

Companhia Müller de Bebidas, dona da marca, prevê processamento recorde num ano em que produção brasileira tende a cair
Por: Globo Rural

A Companhia Müller de Bebidas, dona da Cachaça 51, começou a colheita da safra que será a maior da história da empresa, com previsão de processamento de 630 mil toneladas de cana-de-açúcar. Esse número supera o recorde anterior, registrado em 2006, com 609 mil toneladas. A supersafra vai permitir que a destilaria envase 100% da cachaça com cana totalmente própria. É a primeira vez que isso ocorre, segundo a empresa, que tem canaviais na região de Pirassununga (SP). Com a conquista da autonomia, a expectativa é que a média de produção de 200 mil litros de cachaça por ano seja mantida.

O final da safra atual está previsto para a primeira quinzena de novembro. A colheita será feita de forma mecanizada para eliminar a queima de palha, com uma frota de sete colheitadeiras em uma área de 9 mil hectares.

De acordo com a Müller, a produção de cana adota práticas sustentáveis para preservar a biodiversidade, com o uso da fertirrigação com vinhaça que resulta da destilação da cana e que supre a necessidade de potássio nas plantas, ou uso de composto orgânico aproveitando resíduos da destilaria.

Safra 2017/2018

O recorde de produção da empresa ocorre num ano em que o Brasil prevê menor oferta de cana-de-açúcar. Segundo a consultoria INTL FCStone, a estimativa é de 588 milhões de toneladas, 3,1% menos na comparação com 2016/2017 e 0,1% abaixo da projeção de fevereiro. 

A diminuição da revisão leva em conta a produtividade agrícola, que está 3,3% menor devido ao envelhecimento dos canaviais após anos de renovação aquém do ideal e estagnação da área plantada.