Publicado em 11/05/2017 00h51

Maggi diz que mesmo com aval à importação do café por drawback nada foi adquirido

Ministro também disse que a safra nacional já começou e que por isso talvez não seja necessário importar o produto
Por: Estadão Conteúdo

cafe_conilon_

O Ministério da Indústria afirmou que recebeu pedidos de importação de café conilon produzido no Vietnã (Foto: Roberto Seba/Ed. Globo)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira (10/5) que, apesar de o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) ter aprovado pedidos de importação de café verde em regime de drawback, nada foi adquirido no mercado externo até agora. Em audiência pública na comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, ele lembrou que safra nacional já começou e que por isso talvez não seja necessário importar o produto. Segundo Maggi, será feita uma avaliação de compatibilidade da atual safra com a demanda e se for comprovada a necessidade o produto poderá ser importado.

Na terça-feira (9/5), o Mdic informou que foram aprovados, até o momento, "quatro pedidos de ato concessório de drawback visando a importação do café verde e posterior exportação do café solúvel", o que representaria 353,6 toneladas (equivalentes a 5.893 sacas de 60 kg). "Embora as autorizações para o uso do drawback já estejam acontecendo, ainda não houve importação efetiva de café verde no Brasil, ou seja, nenhuma saca de café conilon chegou a ser desembarcada em solo brasileiro", disse a pasta em nota. O Ministério da Indústria acrescentou que recebeu pedidos de importação de café conilon produzido no Vietnã, por meio de drawback, "devido ao não aparecimento de interessados em vender o produto nos dois leilões privados realizados pela Conab no dia 22/3". "Ficou definido que as empresas de café solúvel não poderão importar volumes superiores a 500 mil sacas, o que representa menos de 5% da produção nacional, de forma a complementar a oferta interna."