Publicado em 09/05/2017 18h36

Embrapa promove dia de campo sobre Integração Lavoura-Pecuária em Brejo - MA

Agricultores, técnicos e estudantes da região de Brejo - MA, participam, nesta quinta-feira (11/05), do dia de campo sobre ILPF no Leste Maranhense.
Por: Eugênia Ribeiro | Embrapa Meio-Norte

No evento, serão apresentados resultados alcançados com a introdução do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária na Unidade de Referência Tecnológica (URT) implantada na Fazenda Barbosa, na zona rural de Brejo.

O dia de campo será dividido em cinco estações que terão os seguintes temas: 

Estratégia de produção, resultados médios de sete safras e impactos econômicos na URT de ILPF na Fazenda Barbosa; Soja em semeadura direta na palhada de braquiária e em preparo convencional do solo; Benefícios do sistema ILPF no solo e adubação potássica da soja; Formação de pasto para utilização por pisoteio pelo gado na entressafra e ILPF como alternativa para o desenvolvimento da região leste Maranhense.

A parceria com o produtor Vítor Barbosa, proprietário da fazenda, teve início no ano de 2010, em uma área implantada de 10 hectares. Em 2011, após constatar que o sistema poderia render bons frutos na região, houve uma efetivação do sistema ILP na Fazenda Barbosa. Nesse ano, foi implantado o ILP em mais 48 hectares em rotação com a soja, seguido do uso da pastagem com bovinos na entressafra. Nos anos seguintes, a área foi ampliada para 55 hectares, em 2012, e para 80 hectares, em 2013.

O Sistema ILPF -  O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma alternativa de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas. A integração de árvores com pastagens e ou com lavouras é conceituada como o sistema que integra os componentes lavoura, pecuária e floresta, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. Possibilita que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo que se cria entre lavoura e pastagem.

O ILPF tem como grande objetivo a mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade. Essa tecnologia se apresenta como uma estratégia para maximizar efeitos desejáveis no ambiente, aliando o aumento da produtividade com a conservação de recursos naturais no processo de intensificação de uso das áreas já desmatadas no Brasil