Publicado em 09/05/2017 18h35

Galinha caipira "Canela-preta" é apresentada em dia de campo

Repassar a produtores, técnicos e gestores públicos informações sobre a raça de galinhas caipiras “Canela-preta” e o potencial de seu uso no desenvolvimento da produção familiar foram os principais objetivos do dia de campo realizado no sítio Vivenda Luzia, no município de Nazária - PI, na sexta-feira (05/05).
Por: Eugênia Ribeiro | Embrapa Meio-Norte

20170505_094206

O evento contou com as seguintes palestras: Origem das raças de galinhas nativas no Brasil e das galinhas “Canela-preta”, apresentada pela professora Débora Carvalho (Ufpi) e Importância da avicultura alternativa pra o desenvolvimento da agricultura familiar, apresentada pelo analista da Embrapa Meio-Norte, Marcos Jacob Almeida. Os participantes visitaram também as instalações e receberam informações sobre maternidade e cria de pintos; recria de pintos e separação por sexo; seleção de machos; produção de ovos; padrão fenotípico da raça Canela-preta e fabricação de ração.

A criação de galinhas “Canela-preta” na Vivenda Luzia teve início em fevereiro de 2016, quando o proprietário do sítio, Miguel Ítalo Cavalcante, procurou a Embrapa Meio-Norte em busca de informações sobre a criação de galinhas. “Tudo começou com a cessão de 50 pintos da raça. Hoje se multiplicaram e temos cerca de 700 aves e produzimos ração, pintos e ovos”, comenta Cavalcante.

20170505_093204

Ele destaca que a “Canela-preta” traz vantagens ao criador, pois é uma raça superior ao caipirão e à galinha caipira tradicional. “O produto tem mercado garantido e já temos parceria com a prefeitura local e outras instituições e empresas para garantir a melhoria na produção e comercialização da galinha”, acrescenta.

Participaram do dia de campo produtores, prefeito, vereadores, secretários representantes de sindicatos rurais, além da Universidade Federal do Piauí, Emater e Adapi.

20170505_111338