Publicado em 09/05/2017 18h27

Seminário da ANCP chega à sua 23ª edição apresentando as inovações do melhoramento genético de bovinos de corte

Evento será realizado em Ribeirão Preto (SP) no dia 12 de maio
Por: Thell de Castro

ANCP - Prof Raysildo Lobo

Professor Raysildo Lobo

O 23º Seminário da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) será realizado no próximo dia 12 de maio, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP). Na pauta, serão apresentadas as inovações do melhoramento genético de bovinos de corte, tecnologia indispensável para uma pecuária de sucesso, com altos índices de fertilidade, ciclo curto de produção, carcaças padronizadas, carne de qualidade e lucratividade para o criador.

Voltado a criadores, pesquisadores, técnicos, empresas da área de genética, programas de melhoramento genético, associações das raças de bovinos e pecuaristas, o tradicional evento inclui em sua programação palestras e discussões em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.

O seminário, dividido em dois painéis, será aberto pelo Professor Raysildo Lôbo, presidente da ANCP, e pelo pecuarista Carlos Viacava, vice-presidente da Entidade e titular do Nelore Mocho CV.

A primeira palestra será apresentada por Ignácio Aguilar, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai, com o tema “Aplicação do Procedimento do Passo Único GBLUP em Avaliações Genéticas de Bovinos de Corte”.

O Painel 1, cujo tema será “A aplicação de tecnologias na seleção”, terá como moderador o pesquisador da Embrapa Cerrados, Cláudio Magnabosco. Neste painel, serão apresentadas duas palestras.

O Prof. Dr. Fernando Baldi, da Unesp de Jaboticabal (SP), falará sobre “Calibração dos Marcadores de DNA (Clarifide 3.0) e Novas DEPs Genômicas”. Na sequência, a Prof. Dra. Carina Ubirajara, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), apresentará a palestra “Avaliação Genética da Eficiência Alimentar em Bovinos de Corte”. Após as palestras haverá uma discussão em plenário, dirigida por Magnabosco.

No segundo painel, que terá Carina Ubirajara como moderadora, o tema será “Tecnologias reprodutiva, de manejo e genética para aumento da produção de carne”, e também contará com duas palestras.

“Como a Nutrição pode Ajudar a Expressar a Boa Genética?” será o tema que será apresentado por Gustavo Rezende, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) de Colina (SP). Logo em seguida, o Prof. Dr. Pietro Baruselli, da USP, falará sobre “Precocidade Sexual: Resultados”.

Concluídas as duas palestras, haverá outra discussão em plenário, com a direção de Carina Ubirajara.

A palestra de encerramento, “Quanto Vale a Maciez da Carne?”, será apresentada por Angélica Pereira, Pós-Doutora na USP.

Finalizando o evento, acontecerá o lançamento oficial do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Maio 2017, com as avaliações de centenas de reprodutores dessas raças.