Publicado em 01/12/2014 13h14

MT: produtores podem iniciar o plantio de algodão esta semana

Os cotonicultores do Mato Grosso poderão iniciar o plantio de algodão a partir desta segunda-feira (01.12), neste ano, o período teve início no dia 1º de outubro, 15 dias mais tarde que no ano passado.
Por: Agrolink

algodao_1

Em um primeiro momento,  a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) havia pedido um prazo de 30 dias a mais devido ao exagero das chuvas, que ampliou o ciclo das plantas, atrasando a colheita. Porém,  a Comissão de Defesa Vegetal do Estado, que é formada por representantes do setor produtivo e os órgãos de defesa sanitária vegetal, sugeriu ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) que o prazo fosse prorrogado por apenas 15 dias. 

Na safra 2013/14, os produtores mato-grossenses plantaram uma área de mais de 645 mil hectares e foram produzidas 995 mil toneladas de pluma, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Já para a safra 2014/15, a Ampa estima que a produção de algodão tenha redução devido aos baixos preços alcançados pela pluma no mercado internacional neste ano.