Publicado em 24/04/2017 18h28

Feriado movimenta mais de 1,5 mil inscritos em competições da raça Crioula

Em provas como a final do Crioulaço e a semifinal da Paleteada foram registrados recordes de participações
Por: Agrolink

Durante o feriado de Tiradentes, diversos eventos movimentaram a raça Crioula pelo país. Entre a final do Crioulaço, exposições Morfológicas, Paleteada e credenciadoras ao Freio de Ouro, foram 1.585 inscritos que estiveram em pista conforme levantamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Segundo a entidade, provas como a final nacional do Crioulaço e a semifinal da Paleteada tiveram recordes de participantes.

Só no Crioulaço, ocorrido no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foram 1.183 inscritos na final do ciclo. "Esse movimento da raça tem nos surpreendido. Desde o Bocal de Ouro vemos um crescimento de participantes e estamos muito contentes com os objetivos atingidos. Foi um final de semana fora de série para a raça Crioula e temos muito a agradecer aos criadores e usuários que vem participando dos nossos eventos", enfatiza o presidente da ABCCC, Eduardo Suñe.

O dirigente lembra também do crescimento do número de usuários do Cavalo Crioulo, que são aqueles que adquirem animais para uso no lazer e em provas equestres. Suñe reforça a participação de famílias dentro das competições. "No Crioulaço, por exemplo, vimos o grande envolvimento das famílias que montaram acampamentos e que passaram um final de semana muito agradável, alegre e se divertindo. E o nosso objetivo é este, de trazer mais gente para dentro da raça Crioula, sendo cada vez mais democrático e menos burocrático", reforça.

Além do Crioulaço, foi disputada também a semifinal do ciclo da Paleteada, em Rio Grande (RS) com 260 animais. Em Pelotas (RS), na Exposição Passaporte, foram 72 exemplares que disputaram as vagas para a Morfologia na Expointer. Também ocorreram credenciadoras ao Freio de Ouro em Vacaria (RS) e Campo Alegre (SC), onde participaram 40 e 30 conjuntos respectivamente.

Publicidade