Publicado em 18/04/2017 15h50

Startups do agro mostrarão soluções na Agrishow

Cinco empresas se reunirão em um estande na feira para divulgar suas ferramentas de agricultura digital
Por: Raphael Salomão

A aplicação de tecnologia na produção agropecuária será apresentada do ponto de vista das startups do agronegócio, durante a Agrishow, de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Cinco empresas estarão reunidas em um espaço chamado de Fazenda do Futuro, onde mostrarão suas soluções para melhoria da produtividade e da gestão da atividade rural.

Mecanismos de agricultura de precisão, drones, programas de gestão da propriedade e manejo da produção estão entre as ferramentas exportas pelas empresas. Sistemas e aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets, poderão ser observados e testados no próprio local.

A ideia dos organizadores do espaço é mostrar que a agricultura digital não está mais tão distante da realidade do produtor rural. Fazendo as demonstrações em conjunto, essas companhias, além de diluir os custos com a exposição em um evento como a Agrishow, querem mostrar que as diferentes tecnologias já disponíveis podem ser usadas de forma integrada.

“Ter uma tecnologia ajuda a ter outra, essa é uma tendência. A partir do momento que o produtor adota uma, começa a adotar várias. Se eu consigo misturar esses dados e tecnologias, o produtor ganha porque tem mais informação e sabe utilizar em conjunto”, explica Mariana Vasconcelos, uma das expositoras.

Mariana é sócia de uma empresa que está há dois anos no mercado com a proposta de prover informações em tempo real sobre as condições do clima e da fazenda. Filha de agricultor, conciliou a vivência de casa com a formação em administração para desenvolver uma ferramenta que pudesse ser usada em qualquer propriedade rural.

É a primeira vez a companhia dela e as outras quatro parceiras vão expor em uma feira. Mariana conta que o estande das startups foi montado como uma central de controle da fazenda. A promessa é o visitante ter total acesso e conhecer as possibilidades que a tecnologia digital abre para a atividade agropecuária.

“A gente espera mostrar que as startups são um novo tipo de companhia que está aqui para ajudar o produtor, que, apesar de jovens, temos grandes parceiros no mercado. E, claro, fechar negócios”, diz ela.

Após a Agrishow, a intenção do grupo de empresas é manter um espaço de exposição conjunta. Mariana Vasconcelos conta que será montado o que chama de “centro de inovação permanente” em uma área de um hectare, no município de Conchal (SP). “Cada empresa tem seu próprio serviço, mas quando o produtor dispõe de todas as tecnologias, temos possibilidades de integrar as entregas”, diz a empresária.