Publicado em 18/04/2017 15h45

Lento, plantio de milho nos EUA chega a 6% da área

Nesta época do ano passado, trabalhos de semeadura caminhavam em ritmo dobrado, conforme USDA
Por: Cassiano Ribeiro

Os produtores norte-americanos seguem em ritmo lento com os trabalhos de plantio da safra de grãos 2017/2018. O terceiro relatório de evolução de plantio divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), na tarde desta segunda-feira (17/04), informa que somente 6% da área a ser ocupada pelo milho foi cultivada até a semana encerrada no domingo (16). A evolução nos últimos sete dias foi de três pontos porcentuais. Já em relação ao ano passado, a semeadura se mostra bastante atrasada, já que nesta época o indicador apontava para 12%. Em relação à média histórica de cinco anos (9%), a diferença é de três pontos porcentuais.

Entre os maiores estados produtores de grãos dos Estados Unidos, Iowa e Illinois se destacam com plantio de milho concluído em 6% e 2% da área, respectivamente. No ano passado, Illinois, segundo maior produtor norte-americano, já tinha finalizado os trabalhos em 11%, o mesmo que Iowa, líder em colheita de grãos no país.

O estado mais adiantado com o plantio de milho é o Texas, com 60% da área finalizada. Na sequencia aparece a Carolina do Norte, com 32%, e Tenessee, com 24%.