Publicado em 10/04/2017 18h27

Exportação ajuda a limitar queda do preço da soja, diz Cepea

Tendência, no entanto, ainda é de desvalorização, com pressão vinda da maior oferta no Brasil
Por: Globo Rural

O bom desempenho das exportações brasileiras de soja tem ajudado a limitar a queda nos preços do grão no mercado interno. A avaliação foi divulgada nesta segunda-feira (10/4) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Com base em dados do próprio governo federal, o Cepea destaca, em nota, a cadeia produtiva da soja embarcou para o mercado externo 13,4 milhões de toneladas nos primeiros três meses deste ano. O volume é 24% maior que o registrado no intervalo de janeiro a março de 2016.

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que os preços ainda estão em queda, pressionados, entre outros fatores, pela safra maior. Na semana passada, o indicador com base em Paranaguá (PR) registrou queda de 3,46%. Na sexta-feira (7/4), a média foi de R$ 64,43 a saca de 60 quilos. A referência dos negócios no Paraná caiu 2,85%, para R$ 59,98 a saca na sexta-feira passada.

“A pressão continua vindo dos recordes de produção e excedente, além dos prêmios de exportação e da taxa de câmbio, que cederam nas últimas semanas em intensidade maior que os valores externos”, diz a nota.