Publicado em 10/04/2017 17h34

Café: uso do cobre favorece retenção foliar em até 40% durante a colheita

Quanto menor a perda de folhas, durante o processo, maior é o potencial produtivo da próxima safra
Por: Camila Castro, Centro de Comunicação

Para a formação de um fruto de café, o produtor necessita de aproximadamente 20 cm² de área foliar no pé. O número reflete a importância da manutenção da maior quantidade possível de folhas durante o processo de colheita, que muitas vezes é realizada de forma mecanizada, podendo trazer algum desgaste para a planta. Os cuidados para que esse nível de retenção foliar seja satisfatório devem começar na pré-colheita, sendo o elemento cobre essencial no processo.
 
Na região de São Sebastião do Paraíso (MG), os produtores que estão utilizando o cobre para esse fim já estão enxergando resultados positivos, conforme explica o consultor de café na cidade, Felipe David Oliveira Lemos. "Os testes que realizamos em campo mostram que a eficiência da retenção foliar gira em torno de 25% a 40% superior se comparada a das áreas onde não foi aplicado o cobre", conta. O consultor afirma que isso ocorre porque o elemento diminui a produção do etileno, hormônio que está correlacionado a rescisão das folhas.
 
Além do cuidado com a retenção foliar, o engenheiro agrônomo da Alltech Crop Science, Marcus Agnolo, especializado em café, ressalta a importância do cafeicultor conseguir manter essas folhas firmes e em bom aspecto, evitando as quedas prematuras durante o processo de colheita, interrompendo suas funções vitais. "Se associado a aminoácidos, o cobre permite ainda que as folhas, que foram garantidas, continuem saudáveis, realizando fotossíntese e fornecendo energia à planta", explica.
 
Ao atingir um bom nível de retenção foliar, o principal benefício é a produtividade, destacam os especialistas. "A grande vantagem é entrar na próxima safra com um maior potencial produtivo na lavoura de café. Além disso, quanto mais folhas o pé conseguir reter, maior será a taxa de fotossíntese, melhor desenvolvimento pós-colheita e crescimento dessa planta na safra subsequente”, salienta Lemos.
 
Com o uso do cobre, ganha-se também em qualidade. "O elemento vai auxiliar o produtor na melhora da qualidade da secagem, devido a isso é possível melhorar a qualidade da bebida. Nas áreas onde trabalho, produtores já apresentam melhor pontuação do café, chegando até mesmo a vencer concursos de qualidade. Locais onde se produzia bebida dura [sabor acre, adstringente e áspero], estamos passando a oferecer bebida mole [aroma e sabor agradável, brando e adocicado]", complementa o consultor.
 
--
 
Sobre a Alltech Crop Science
 
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Araucária (PR) e pela nova unidade em Uberlândia (MG).
 
Informações para a imprensa
Camila Castro | Centro de Comunicação
camilac@centrodecomunicacao.com.br
Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904