Publicado em 24/03/2017 13h19

Custeio antecipado para a safra 2017/2018

A safra 2016/2017 tem perspectiva de atingir números recordes, consolidando-se como a maior da história
Por: Globo Rural

publi

A última estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para uma produção total de 219 milhões de toneladas de grãos, 17,4% maior que a da safra passada, de 186,6 milhões de toneladas. “Vamos produzir em torno de 55 milhões de toneladas de soja e milho no Mato Grosso este ano e já temos 58% da produção vendida. Os preços deram uma retraída no momento, o que inibe a comercialização, mas os números estão bons. O produtor aproveitou o pico dos preços para vender antecipadamente e isso mostra amadurecimento da nossa classe”, afirma Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja. “Mais do que nunca, esta safra é uma safra da esperança”, complementa Endrigo, lembrando do endividamento gerado pela quebra na safra passada, decorrente da seca provocada pela La Niña.

Os números positivos da colheita atual aumentam a expectativa para a próxima temporada de plantio. “É fundamental para o produtor ter acesso ao crédito de maneira antecipada e rápida. Com isso, ele se adianta nas compras e consegue barganhar descontos em insumos, por exemplo, e economizar no frete, que em especial no Mato Grosso tem muito impacto”, afirma Endrigo.

Custeio Antecipado da Caixa

Quem quiser se preparar com antecedência e potencializar a produção também já pode contar com o Custeio Antecipado da Caixa. Liberada nos anos passados em março, neste ano a linha está disponível desde janeiro. “Nós antecipamos a concessão do crédito para custeio da safra 2017/2018 e simplificamos algumas etapas do processo para tornar a concessão ainda mais vantajosa aos produtores”, diz Humberto Magalhães, diretor de Produtos de Varejo da Caixa.

O Custeio Antecipado da Caixa pode ser adquirido até 270 dias antes do início do plantio e fornece condições para o produtor negociar melhores preços na compra dos insumos para a próxima safra. Ele é destinado a produtores rurais (pessoa física e jurídica) e cooperativas de produção agropecuária.

Para adquirir o crédito, é preciso que o produtor comprove sua atuação no ramo e apresente um plano simples. “Para elaborar o plano simples, o produtor deve contar com a ajuda de uma empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural ‒ ATER. A Caixa possui mais de 2.700 empresas credenciadas para esse fim”, explica Humberto.

O valor disponível na linha chega até 3 milhões por ano/safra, com juros de 9,5% ao ano, e o crédito pode ser estendido por até dois anos, dependendo da cultura. Humberto lembra que se o produtor se enquadrar como médio produtor, com renda anual de até 1 milhão e 760 mil reais por ano, ele pode entrar no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), que fornece um limite de 1 milhão e 500 mil reais por ano/safra e juros menores, de 8,5% ao ano. “Temos também um processo simplificado para créditos de até 500 mil reais. A aprovação da proposta sai no mesmo dia em que ela for apresentada na agência”, explica.

O crédito para o custeio pode ser usado em diversas culturas, como soja, milho, algodão, arroz, feijão, café, cana-de-açúcar, mandioca, laranja, feijão e sorgo, e cobre despesas da produção agrícola, como aquisição de insumos, sementes, fertilizantes e defensivos.

Publicidade