Publicidade
Publicado em 23/02/2017 18h03

Café, açúcar e etanol vão se beneficiar de novo acordo da OMC, diz embaixador

Avaliação é do embaixador do Brasil em Londres, Hermano Telles Ribeiro
Por: Estadão Conteúdo

usina

Commodities como café, açúcar e etanol, produzidas no Brasil, serão fortemente beneficiadas pela entrada em vigor na quarta-feira (22/02) de um novo acordo de facilitação e comércio ratificado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

A avaliação é do embaixador da Representação Permanente do Brasil junto a Organizações Internacionais, Hermano Telles Ribeiro, em Londres, centro financeiro da Europa e uma das maiores praças de negociação internacional desses produtos. "A medida não só pode desonerar o comércio exterior brasileiro como também harmoniza as regras aduaneiras do País. Todas essas commodities que são exportadas passam por aduanas", afirmou o embaixador.

O acordo prevê medidas de desburocratização das vendas e compras externas. Para que entrasse em vigor, precisava ser ratificado por dois terços dos membros da OMC, o que envolveu um grande processo diplomático, já que 110 países precisaram dar o aval ao documento assinado em 2013. Ontem, quatro países - Ruanda, Omã, Chad e Jordânia - ratificaram o acordo, totalizando 112. "O impacto será enorme", disse Telles Ribeiro, que não soube estimar em valores os ganhos para o Brasil.

Ele citou a projeção apresentada pelo diretor-geral da OMC, o também brasileiro Roberto Azevêdo, de redução dos custos de exportação e importação de até 14%. Os ganhos para a economia mundial chegariam a US$ 1 trilhão, conforme a entidade. Telles Ribeiro, que chegou à capital britânica há pouco mais de seis meses, tem feito um trabalho direto com instituições como a Organização Internacional do Açúcar (OIA) e a Organização Internacional do Café (OIC), que atualmente passa por um processo de seleção da diretoria.

Publicidade