Publicado em 26/11/2014 14h38

Rússia deve alavancar exportações de café brasileiro

Negócios do Brasil cresceram após embargo da União Europeia e dos Estados Unidos
Por: Canal Rural

café

As exportações de café cresceram em 2014 alavancadas pela Rússia, que recorreu ao mercado brasileiro, após o embargo da União Europeia e dos Estados Unidos. A expectativa é que o país continue comprando mais nos próximos anos.

Segundo dados do Conselho dos Exportadores do Café do Brasil (Cecafé), os negócios com o país russo registraram, entre janeiro e outubro, aumento de 10% em comparação com mesmo período de 2013.

– Nos primeiros dez meses do ano, a nossa exportação pra Rússia de café atingiu 780 mil sacas, crescimento em torno de 105 mil sacas, em relação ao ano anterior. Até o fechamento do ano, deve ficar próximo a um milhão de sacas – diz o diretor geral da Cecafé, Guilherme Braga.

O crescimento se deve muito às restrições que a União Europeia e os Estados Unidos impuseram para as exportações à Rússia, o que tem alavancado principalmente o comércio nos países da América Latina.

– As vendas brasileiras representam 20% do café importado pela Rússia e a tendência é que haja um crescimento maior. O país é um comprador tradicional de café solúvel do Brasil, e nos últimos anos começou a importar café verde – afirma Braga.

A diretora comercial da Baggio Café, localizada em Araras, interior de São Paulo, Liana Baggio, diz que o consumo de café na Rússia tem aumentado muito. Em 2014, 10% das vendas de café gourmet da empresa foram para o país. 

– Nós comercializamos para a Rússia, em 2014, 4.500 quilos de café. Praticamente um container de 20 pés de café torrado em grãos e torrado e moído em pacotes de 1 quilo e 1/2 quilo – conta.

Liana conta que esteve na Rússia para participar de uma feira, e agora, a expectativa da empresa é aumentar as exportações de café moído e também em cápsulas.

– A Rússia já sinalizou um novo pedido de mais um container. Então, nós temos uma expectativa muito positiva para o próximo ano. A gente pretende embarcar um container a cada dois meses no futuro próximo. Daria mais ou menos 10 mil quilos a cada dois meses de café gourmet, que anualmente daria 30 mil quilos – disse.