Publicado em 05/12/2016 17h51

Austrália eleva projeção de colheita de trigo 2016/17 para recorde

Fortes chuvas na costa leste da Austrália nos últimos meses vão ajudar grande parte da produção nacional
Por: Reuters

A Austrália elevou nesta segunda-feira (terça-feira pelo horário local) sua projeção para a produção de trigo da safra 2016/17 em mais de 16 por cento, uma vez que condições ideais na maior parte do país, o quarto maior exportador de trigo do mundo, elevam a produção a níveis recordes e somam-se à ampla oferta global.

A produção de trigo na safra 2016/17 vai totalizar 32,64 milhões de toneladas, disse o Abares, um escritório de estatísticas do governo, ante previsão de setembro para 28,08 milhões de toneladas.

Com a colheita em andamento, a safra 2016/17 mostra que poderá ser a maior safra de trigo já registrada na Austrália, superando o recorde estabelecido em 2011/12 de 29,6 milhões de toneladas.

Uma grande safra de trigo australiana — em um mercado global já abastecido com forte oferta após grande produção no Hemisfério Norte — poderia pressionar ainda mais os preços de referência globais para o grão e garantir oferta barata de alimento para compradores asiáticos.

Os preços do trigo dos EUA continuam próximos de uma mínima de 10 anos alcançada no fim de agosto, uma vez que a oferta global desta temporada devem bater níveis recordes. Fortes chuvas na costa leste da Austrália nos últimos meses vão ajudar grande parte da produção nacional recorde, disse a Abares.