Publicado em 03/10/2014 12h33

Mercado de commodities e as novas tendências para o trigo

O mercado do trigo está passando por grandes transformações, tanto interna quanto externamente. No mercado doméstico, assistimos a um aumento da produção, em relação a anos anteriores, e no mercado externo registra-se a queda da participação argentina como principal provedora do Brasil, abrindo espaço para o trigo dos Estados Unidos, do Uruguai e do Paraguai, dentre outros fornecedores.
Por: Agrolink

A nova dinâmica do mercado de trigo será objeto de análise de dois especialistas na matéria: o presidente da U. S. Wheat Associates, Alan Tracy, e o consultor Alexandre Mendonça de Barros, sócio da MB Agro, que serão os apresentadores do painel "O Mercado de Commodities e as Novas Tendências para o Trigo", às 09h30 do dia 20/10, durante o XXI Congresso Internacional do Trigo, que a Abitrigo promove em Foz do Iguaçu.

O especialista norte-americano fará exposição tratando das perspectivas de produção dos Estados Unidos e de vários países produtores, além de analisar a complexa inter-relação de preços experimentada pelas culturas do milho e do trigo. Já o consultor Alexandre Mendonça de Barros centrará sua apresentação sobre os desafios e gargalos da produção brasileira, avaliando a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de comercialização da safra.

Um dos pontos altos deste painel será o papel das cooperativas, no cenário da produção e industrialização brasileira do trigo.