Publicado em 26/11/2014 09h31

Mercado fraco derruba preço do frango vivo em São Paulo

Ás vésperas de completar 30 dias sem qualquer alteração, na terça (25.11), a cotação do frango vivo negociado no interior paulista sofreu redução de cinco centavos.
Por: Avisite

vfrango

Com isso, o produto foi negociado ontem por R$2,65/kg, valor que, neste ano, chegou a ser praticado no início de setembro. Em Minas Gerais o frango vivo continuou cotado a R$2,50/kg, valor que (após várias reduções no curto espaço de duas semanas) permanece sem alteração nos últimos nove dias.

Porém, apesar dos ajustes, em ambas as praças o frango vivo continua operando em mercado fraco e com valores inferiores aos da cotação oficial. Culpa, sem dúvida, do consumo recessivo, ocorrência que leva os abatedouros a colocar no mercado independente parte das aves vivas que seriam por eles abatidas. Tudo para evitar maior deterioração no atacado do frango abatido.

A tática tem se mostrado inútil. Pois além de o preço médio alcançado pelo produto neste mês permanecer nos mesmos níveis registrados em outubro, o recuo de preços nos primeiros 25 dias do mês é maior do que o observado 30 dias atrás.

Pior para o frango vivo que, já operando em mercado no qual mal cabem poucos produtores independentes, vê suas ofertas se ampliarem muito além das possibilidades de consumo.