Publicado em 25/11/2014 15h55

ACSURS completa 42 anos em defesa do suinocultor gaúcho nesta terça-feira

Desde sua fundação, em 25 de novembro de 1972, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) teve sua trajetória marcada por várias conquistas e inúmeras melhorias proporcionadas ao setor suinícola.
Por: Simone Jantsch

            Sempre dinâmica, a ACSURS comemora hoje 42 anos de serviços prestados à suinocultura gaúcha, reivindicando permanentemente, em todas as esferas, os direitos dos suinocultores, especialmente no que se refere a atenção ao aspecto sanitário e a uma justa remuneração pelo quilo do suíno vivo.

            Filiada à Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a ACSURS executou, até 2012, o Serviço de Registro Genealógico de Suínos no Estado. Realizou, nas décadas de 70 e 80, um vasto calendário de feiras e exposições em todas regiões de produção.

            Outra significativa participação da entidade diz respeito à qualificação técnica do seu quadro de associados. Em todas as regiões, especialmente junto aos núcleos e associações de criadores de suínos, são realizadas reuniões com palestras técnicas e políticas de orientação aos produtores, além de organização de seminários, eventos e missões voltadas ao setor. Junto da ABCS, coloca em execução, no Estado, ações do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), com o objetivo de incentivar o consumo da carne suína.

            Atualmente, a ACSURS é presidida por Valdecir Luis Folador, filho e neto de suinocultores.