Publicado em 25/11/2014 13h44

Brasil embarca carne suína pela primeira vez aos Estados Unidos

O embarque de 25 toneladas de um corte específico do animal foi realizado pelo porto de Itapoá, em Santa Catarina, na última quinta, dia 20.
Por: Canal Rural

carne suina

Em visita ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, na segunda, dia 24, o presidente da Cooperativa Central Aurora Mário Lanznaster avaliou que existe uma oportunidade para produtos com osso, especialmente costelinha, costela e carré, apesar das rigorosas exigências sanitárias e do país ser grande produtor de carne suína.

– São volumes modestos em termos de comércio internacional, mas o objetivo da empresa é entrar gradualmente e se consolidar no mercado americano, cuja exigência em qualidade é mundialmente reconhecida – afirmou.
 
Os EUA são o maior exportador de carne suína do mundo e o terceiro maior país fabricante do produto e agora importará do Brasil parte da carne para consumo, principalmente carne com osso. Para chegar até o embarque do lote de carne suína foram realizadas negociações entre Brasil e Estados Unidos duraram cerca de dois anos, nos quais houve missões vindas dos EUA para Brasil a fim de verificar a qualidade e a segurança da carne suína brasileira. Atualmente, duas plantas do produto estão habilitadas para exportação pelos dois países. Além da Aurora de Chapecó - SC (SIF 3548), a BRF, de Herval do Oeste (SIF 140), também do Estado de Santa Catarina.
 
De acordo com Geller, esse primeiro embarque demonstra a credibilidade do mercado brasileiro em relação à expectativa norte-americana.

– A finalização das negociações e concretização da exportação foram resultado das estratégias adotadas pelo Ministério da Agricultura no sentido de provar a procedência da carne suína brasileira e abrir mercados para a compra do produto – destacou.
 
O ministro da Agricultura ressaltou ainda que a fiscalização dos produtos de origem suína tem sido constante, justamente para garantir a confiabilidade dos mercados externos.

– O início de mais esse mercado importador é sinal da confiança adquirida pelo Serviço de Inspeção Federal brasileiro. Além disso, a abertura de novos mercados reflete as condições favoráveis do Brasil para atender tanto a demanda interna, quanto a externa – afirmou.
 
O Brasil produziu em 2013 um total de 3,52 milhões de toneladas de carne suína. Este ano, a produção já chega a 3,55 milhões de toneladas. No ano passado foram exportados US$ 1,35 bilhão, chegando a aproximadamente 513 mil toneladas. Até outubro de 2014, já foram exportados US$ 1,33 bilhão, correspondendo a 410 mil toneladas do produto.