Publicado em 28/09/2016 16h19

Ministério do Meio Ambiente diz que fogo no Xingu está controlado

Em nota oficial, ministro Sarney Filho fala sobre a operação de combate aos incêndios que aconteceram na Amazônia nos últimos dias
Por: Globo Rural

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, publicou nota oficial em que afirma ter tomado providências imediatas para o controle das queimadas na região da Amazônia. As informações foram publicadas no início desta semana como resposta a reportagens veiculadas pelo programaGlobo Rural, da TV Globo, no último domingo (25/9), que foram sobre os incêndios que têm ocorrido recentemente no bioma, com destaque para queimadas no Parque Indígena do Xingu, no Estado de Mato Grosso.
Segundo nota publicada no site do Ministério do Meio Ambiente, mais de 70 brigadistas do próprio Parque Indígena, além de brigadas do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Rio de Janeiro, atuaram na região para o controle do fogo.

“Solidarizo-me com os produtores rurais e com os indígenas da área do Parque do Xingu, em Mato Grosso, que sofreram com o grande incêndio que assolou o local e foi controlado neste domingo. Esclareço que determinei providências imediatas para o controle desta situação e medidas preventivas para que novos incêndios desta proporção não venham a ocorrer”, diz o ministro.

De acordo com Sarney Filho, este ano já foram contratados 843 brigadistas, que atuam em 50 brigadas distribuídas por 18 Estados. O ministro também afirma que, para 2017, as medidas de prevenção serão intensificadas e os números de incêndios devem diminuir.