Publicado em 19/11/2014 13h32

Mais de 14 mil mudas serão plantadas na Amazônia

Desde setembro de 2014, a movimentação de bastidores na coordenação regional do Bioma Amazônia é intensa. Afinal, aproxima-se a segunda fase dos plantios previstos nos 22 subprojetos de pesquisa atualmente em andamento, o que exige máxima atenção para fazer com que os cronogramas dos pesquisadores sejam cumpridos.
Por: Canal do Produtor

 

amazonia_1

As mudas das espécies florestais a serem plantadas vêm sendo preparadas desde o início de ano. Já os insumos necessários foram adquiridos em outubro e serão entregues ainda esta semana na casa de apoio da área experimental do Bioma Amazônia, na Fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará.

“Finalizamos a construção de uma estrutura para recepção e rustificação das mudas com capacidade para 20 mil plantas, dentre árvores e fruteiras; com isso, visamos o correto acondicionamento das mudas e uma melhor estrutura de sua distribuição entre os subprojetos no momento dos plantios”, afirma Alexandre Mehl Lunz, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do Bioma Amazônia.

Adubação verde
Ações alternativas de preparo de solo para alguns plantios foram feitas já neste mês de novembro. Os pesquisadores Alexandre Uhlmann (Embrapa Florestas) e Débora Aragão
(Embrapa Amazônia Oriental), respectivamente, líderes dos subprojetos AM21 e AM02 (vide a aba “Atividades” do Bioma Amazônia), avaliaram o desenvolvimento de plantios em faixas de feijão guandu, no intuito de definir as melhores datas para incorporação desta leguminosa fixadora de nitrogênio antes do plantio das culturas subsequentes, a serem feitos em janeiro de 2015. Além disso, ambos tiveram a oportunidade de definir estratégias quanto ao uso de maquinários agrícolas no preparo de suas respectivas áreas visando o plantio que se aproxima.

Fruteiras
Muito trabalho também é esperado no subprojeto AM22, liderado pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Rafael Alves, que estabelecerá um pólo de produção de fruteiras na área experimental. Segundo o pesquisador, que também esteve na área em novembro, o componente arbóreo comum a todos os arranjos previstos é o taperebazeiro, que será intercalado em quatro blocos com abacaxi, mamão, maracujá e banana. Muitas das mudas necessárias já estão sendo tratadas e cultivadas na própria fazenda pela equipe de colaboradores de campo liderada pelo técnico do Bioma Amazônia, Afonso Tiago, e a infraestrutura para a irrigação deste e de outros subprojetos que contemplam fruteiras em seus sistemas, como um poço e instalações elétricas que viabilizem o funcionamento de uma bomba para extração de água, estão sendo providenciados paralelamente às ações mais técnicas dos projetos.

Sobre o Bioma Amazônia
A segunda fase de plantios do Bioma Amazônia, dando sequência à fase de dezembro de 2013 a março de 2014, está planejada de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Está previsto o plantio de cerca de 14 mil mudas de 32 espécies, dentre novos plantios a alguns replantios, sem contar as fruteiras previstas que, por demandarem menor espaçamento nos sistemas propostos, totalizarão um número de mais que o dobro do número de árvores. Esse quantitativo de árvores e fruteiras será distribuído entre 14 dos 22 subprojetos de pesquisa atualmente em andamento em Amazônia, sendo os oito restantes subprojetos de diagnóstico que não preveem plantios ou subprojetos que já tiveram suas árvores plantadas na primeira fase.