Publicidade
Publicado em 19/11/2014 10h07

Rússia subiu mais uma posição entre os importadores do frango brasileiro

Atrás apenas da Arábia Saudita e do Japão, em outubro a Rússia foi o terceiro maior importador da carne de frango brasileira. Recebeu no mês 33.617 toneladas do produto (Arábia Saudita: 50,344 mil/t; Japão: 40,562 mil/t), um volume quase seis vezes maior que o adquirido um ano antes, em outubro de 2013.
Por: Avisite

repet

Como resultado desse incremento, a Rússia – que em setembro passado voltou ao rol dos 10 principais importadores da carne de frango do Brasil, ocupando a 9ª posição – no acumulado janeiro-outubro de 2014 sobe, pela receita cambial, para o 8º posto. 

Quem também subiu mais um posto pela receita cambial foi a Venezuela, ora no sexto lugar e ocupando posição que pertencia a Hong Kong. Mas a diferença entre ambos é pequena, o que não impede que venha a aumentar, pois o que antes era exportado para Hong Kong agora segue direto para a China (4º lugar), por enquanto registrando aumento de 17,29% na receita e de quase 20% no volume. 

De toda forma a questão, aqui, não se resume à mera transferência de destinos, pois a China vem aumentando suas compras em proporção maior que a queda registrada por Hong Kong. Entretanto, somadas as importações de ambos, o acréscimo no volume adquirido ainda é modesto, de pouco mais de 4% em relação ao observado nos 10 primeiros meses de 2013.

Notar que, a esta altura do ano, apenas quatro dos 10 principais importadores registram receita cambial negativa, enquanto o volume negativo se encontra resumido a três países. Esse desempenho tende a ser minimizado e até neutralizado no corrente bimestre.

Publicidade