Seis grandes empresas de curtume nacionais estão confirmadas nesta atividade, que conta com a organização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio do Brazilian Leather – projeto setorial realizado por CICB e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.
A agenda do grupo prevê participação em todas as atividades do Congresso – que ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, no Poliforum de León –, além de visitas técnicas e espaço para relacionamento no hotel onde a delegação brasileira estará hospedada. As visitas técnicas ocorrerão nos dias 26 e 27 de novembro em curtumes locais, fábricas de calçados e artefatos e indústrias ligadas ao fornecimento de couro para o setor automotivo. O momento para relacionamento está agendado para o dia 25 de novembro, após o encerramento do Congresso, no Hotel Marriott Courtyard, também em Léon, com representantes dos seis curtumes brasileiros participantes da missão.
Presidente executivo do CICB, José Fernando Bello afirma que esta missão será importante para uma avaliação aprofundada sobre as tendências para o mercado do calçado em todo o mundo e também sobre os processos e as atividades da indústria no México. O executivo destaca que as missões empresariais organizadas por CICB, com apoio da Apex-Brasil, têm gerado resultados muito positivos em termos de conhecimento, inovação e relacionamento, o que espera-se acontecer novamente no México.
O Congresso Mundial do Calçado é organizado pela Confederação Europeia da Indústria do Calçado (CEC), com a Câmara da Indústria do Calçado do Estado de Guanajuato (CIEG) e a Associação Nacional de Fornecedores da Indústria do Calçado (Anpic).
Veja as empresas brasileiras participantes da missão:
Couro do Norte
Couros Bom Retiro
Fuga Couros S/A
JBS Couros
Minerva Leather
OCM Best Brasil