Publicado em 14/11/2014 13h57

Seca não castiga e plantio do soja segue acelerado

Mesmo com o período de estiagem registrado no início deste mês, o plantio de soja em Cianorte segue acelerado, segundo informou o Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Abastecimento do Estado. A estimativa é que por aqui, mais de 98% de toda a área prevista para a safra de soja 2014/15 já esteja plantada.
Por: Tribuna de Cianorte

tunsoja

O órgão prevê ainda que, apenas em Cianorte, aproximadamente 55,4 mil hectares recebam a soja este ano. Caso tudo ocorra dentro das normalidades e se o clima ajudar, a previsão é que a produtividades das lavouras do município seja 32% maior em relação à última safra - qual registrou cerca de 140 mil toneladas.

“Não houve aumento de área. No entanto esperamos maior produtividade, pois no ano passado a safra ficou comprometida devido às condições climáticas adversas”, considerou o economista do Deral em Cianorte, Fábio Borges Camargo.

Camargo também lembrou que ao contrário de outras regiões do estado, como em Maringá, onde a seca atrapalhou o plantio, em Cianorte o plantio segue normal. Conforme o economista, houve um ligeiro atraso no plantio logo no início do período em decorrência da estiagem. “Mas foi passageiro. Não afetou praticamente em nada” afirmou o especialista.

Com o plantio finalizado até no máximo a próxima semana, como alegou Camargo, algumas propriedades devem iniciar a colheita da safra já no final de fevereiro e início de março. “São apenas previsões. A agricultura depende exclusivamente do clima. Se o tempo contribuir. Vamos ter uma excelente produção”, concluiu o economista do Deral.

No Paraná, a Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) espera uma produção 61% maior em relação à safra de 2013/14. No ano passado o verão foi rigoroso, o que comprometeu a produtividade em diversas regiões paranaenses.

Paraná

No Paraná, até semana passada, a Secretaria de Agricultura estima que cerca de 60% da área de soja foi plantada. No ano passado, nesta mesma época, o plantio da soja chegava perto de 80%.

A exemplo de anos anteriores, os agricultores já estariam terminando de plantar a safra, mas por conta da estiagem, o plantio atrasou principalmente na região norte do estado. Tem agricultor que só agora está começando a plantar a soja. Mato Grosso, Goiás e Paraná respondem por quase 60% da produção brasileira de soja.