Publicado em 13/11/2014 09h22

Expo Nelore MS já soma 500 animais inscritos para julgamento

Criadores da raça nelore de Mato Grosso do Sul já inscreveram cerca de 500 animais para participarem do julgamento que integra a programação da Expo Nelore MS 2014.
Por: Assessoria Nelore MS

nnat

O evento que acontecerá entre os dias 15 e 23 de novembro, avaliará os animais de alta carga genética quanto a sua morfologia, produtividade, funcionalidade e padrão racial. Os julgamentos serão divididos em categorias e realizados no Terra Nova Eventos, em Campo Grande, saída para Rochedo.

Os pecuaristas que se dedicam à criação de nelore, raça mais difundida no país, têm até a próxima sexta-feira (14) para inscreverem os animais que participarão dos julgamentos da feira organizada pela Associação Sul-Mato-Grossense dos criadores de Nelore. “A Expoinel, como era chamada a feira anteriormente, reuniu em suas edições passadas cerca de cinco mil animais em exposição e para julgamento. Neste ano a pretensão é buscar o recorde em número de inscritos, expositores e faturamento”, destaca o presidente da Associação, Thiago Morais Salomão, ao lembrar que os leilões do ano anterior faturaram R$ 17 milhões.

A entrada dos animais no local do evento será entre 13 e 15 de novembro, na sequência, no dia 16, acontecerão as pesagens para que a partir do dia 17 inicie o julgamento, que terão os resultados finais divulgados no dia 23. “A alta carga genética desses animais o classificam como elite. Eles ganham destaque nacional pelo potencial que possuem de melhoramento do rebanho, transferindo características valorizadas que aumentam o potencial do plantel, a qualidade da carne e a lucratividade do produtor rural”, afirma o organizador do julgamento, Miguel Rudes.

Os animais inscritos serão divididos em 12 categorias: bezerra, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior maior, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. Todos serão avaliados por três juízes técnicos que farão o ranking da raça nelore de Mato Grosso do Sul.
 

Publicidade