Publicado em 20/07/2015 19h51

Acordo deve gerar impacto de 2 bilhões de euros à agricultura grega, diz USDA

Maiores taxas de juros e aumento de despesas com seguro estão entre os fatores que terão efeito sobre os custos de produção
Por: Globo Rural

uniao europeia

A agricultura da Grécia deve sofrer um impacto de 2 bilhões de euros nos seus custos em função do acordo do país com a União Europeia para socorro financeiro. A informação está em relatório produzido por representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), baseado em dados do próprio bloco europeu e de representantes do setor agrícola grego.

De acordo com o comunicado, esses custos se referem fatores como taxação sobre subsídios, aumentos de taxas de juros, retirada de um benefício fiscal relacionado a combustíveis e aumento de despesas com seguro.

O relatório, de apenas duas páginas, cita declarações do presidente da Confederação Pan-Helênica de Cooperativas Agrícolas, Tzanetos Karamihas, segundo quem as medidas de socorro serão muito duras para os agricultores. “Mas seria pior se não tivesse havido um acordo e a Grécia fosse levada a uma saída desastrosa da Zona do Euro e da União Europeia.”

Ainda conforme o USDA, Karamihas cobra maior estabilidade, além de um plano estratégico para a agricultura grega, desenvolvido pelo governo em conjunto com as associações do setor. “Isso é necessário para mitigar efeitos negativos e permitir que a agricultura grega se mantenha competitiva.”

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com base em dados de 2013, o milho é a principal cultura grega em volume, com 2,185 milhões de toneladas. Em seguida, aparecem azeitonas (2 milhões de toneladas), trigo (1,585 milhão), tomates (1,039 milhão de toneladas) e uvas (957,4 mil toneladas).