Publicado em 24/09/2014 18h20

Roraima retoma produção de soja com expectativa de colher 50 mil toneladas em 2014

Expedição Safra volta a Boa Vista para evento que abre oficialmente a colheita no Hemisfério Norte.
Por: Bruna Robassa

Após enfrentar barreiras como a necessidade de regularização fundiária e o alto risco agropecuário de febre aftosa, o estado de Roraima chegou a seu melhor momento para retomada da produção de grãos e para o desenvolvimento da agropecuária em geral. É o que afirma o presidente em exercício da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR), Silvio de Carvalho. O próximo passo é deixar de depender de energia exclusivamente proveniente da Venezuela. Com 18 mil hectares cultivados, o estado tem potencial para colher 50.000 toneladas do grão na safra atual, crescimento de 100% sobre o exercício anterior.

Em parceria com a comissão de produtores locais, a Expedição Safra, levantamento técnico jornalístico da produção de grãos no Brasil e no mundo, participa em Boa Vista, nos dias 26 e 27 de setembro da abertura da colheita no estado. “Enquanto nas demais regiões agrícolas do país as plantadeiras avançam no cultivo 2014/15, no extremo norte são as colheitadeiras que invadem as últimas lavouras da temporada 2013/14. O momento distinto reflete a realidade de um país com dimensões continentais, que planta e colhe ao mesmo tempo em que produz soja de Norte a Sul, quase que o ano inteiro”, destaca Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra. 

“Com energia confiável, áreas regularizadas e risco agropecuário da febre aftosa rumando para o status ´livre com vacinação´, a soja está chegando a Roraima no melhor momento. Há expectativa de crescimento muito acelerado e estamos muito otimistas. É excelente abrir a safra diante desse cenário”, destaca Carvalho.

Alvaro Luis Calegari, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima (Seapa) lembra que os quatro milhões de hectares de cerrado existentes no estado já eram utilizados para pecuária extensiva. E que a vinda de pesquisadores do Rio Grande do Sul, na década de 70, ajudou a fomentar a migração de produtores de diversas regiões produtivas do país para o Norte, contribuindo assim para o desenvolvimento da região. “Nosso potencial estava adormecido. Com a evolução e celeridade da comunicação e a melhoria das condições das estradas, Roraima tem forte tendência para que se torne o celeiro da Amazônia, com baixo custo de produção e logística”, lembra Calegari.

Estrutura

Adequações logísticas como a construção de armazéns, adequação das estradas e terminais portuários são necessárias e há viabilidade da expansão do agronegócio na região. Atualmente a safra está sendo escoada pelo terminal de Manaus, mas o grande sonho é usar a saída para Georgetown, que são cerca de 700 km entre Boa Vista e a Guiana Inglesa. Hoje a estrada já existe, mas apenas 270 km são pavimentados.  “Atrelado ao fato de já estarmos no Hemisfério Norte, isso vai garantir um custo de transporte mais barato”, lembra Calegari.
 

Soja em Roraima

ANO

ÁREA

2005

20.000

2006

10.000

2010

1.400

2011

3.700

2013

12.000

2014

18.000

2015

40.000

2019

(*) 120.000

(*) Potencial. Área em hectares. Fonte: Expedição Safra.

Potencial

Depois de atingir 20 mil hectares, em 2005, restrições de natureza fundiária reduziram o cultivo a pouco mais de 1 mil hectares. Para a safra 2014/15 a intenção dos produtores é mais que dobrar a extensão cultivada e atingir 40 mil hectares. A meta para 2019 é ainda mais audaciosa. A depender das condições de mercado, existe um ambiente favorável para alcançar 120 mil hectares, estima a Expedição Safra.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, na temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os roteiros extraordinários com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, o destino é a África.

Mais informações: www.expedicaosafra.com.br

Agenda: A programação será aberta com uma palestra sobre mercado no dia 26, sexta-feira, na sede do Corpo de Bombeiros e uma dinâmica de campo no dia 27 de setembro a partir das 9 horas na Fazenda MacLaren.

Publicidade