Publicado em 24/06/2015 12h10

Jacamim FIV da Bela é o novo touro contratado pela CRI Genética

Com ótimos resultados no Índice Qualitas, o reprodutor possui características essenciais para produzir carne de qualidade
Por: Karina Mamede

JACAMIM2 web

Selecionado para o Teste de Progênie do Qualitas em 2014, o novo reprodutor contratado pela CRI é um touro que se destaca pela capacidade de produzir carne com eficiência, produtividade e lucratividade. O animal é da Fazenda Bela Alvorada, localizada no município de Guararapes (SP), de Flavio Aranha e Adriana Zancaner Aranha.

A propriedade participa dos programas de melhoramento ANCP e Qualitas. Assim, o Jacamim da Bela sagrou-se o 22º melhor macho para Índice Qualitas, dentre mais de 9.500 animais nascidos na safra de 2012. Dessa forma, o processo filtrou os 80 melhores, que foram enviados ao Centro de Avaliação de Eficiência Alimentar Nelore Qualitas, no Confinamento Experimental de Bovinos de Corte, localizado na Escola de Veterinária, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No decorrer da prova, em que os animais ficam por 90 dias, passando por mensurações relacionadas ao consumo diário de alimentos, ganho de peso e composição de carcaça, houve a seleção de 11 touros para continuar no progresso genético do Qualitas. O novo reprodutor da CRI está entre eles, apresentando 1,964 kg de ganho médio diário, tornando-se o 5º melhor.

Nas categorias de conversão alimentar ele atingiu 8,6 kg e área de olho de lombo de 107,2 cm², alcançando a posição de 3º melhor no ranking, já para espessura de gordura ele obteve 11,54 mm, sendo o 2º melhor no quesito. As medidas supracitadas colocam Jacamim na 2º colocação para o rendimento de carcaça de 59,02%. “O touro possui todos os requisitos necessários para produção de carne de qualidade numa raça adaptada como o Nelore e, possivelmente, trará maior rentabilidade ao produtor”, aponta Juliana Ferragute, coordenadora técnica de corte da CRI Genética.  

Além das classificações sobreditas, o reprodutor Jacamim, filho do REM Quilano em vaca Avesso da Bela, é o TOP 3% da ANCP para índice MGT, destaca-se em perímetro escrotal TOP 0,1% e para qualidade de carcaça – área de olho de lombo 4% e acabamento 0,5%, o que reforça sua habilidade de produção de carne. Mesmo jovem, o reprodutor possui DEPs Genômicas que garantem alta acurácia a seu mérito genético.