Publicado em 19/06/2015 15h28

Gerar energia com a palha da cana é a grande oportunidade do setor canavieiro

O processo de mecanização da colheita da cana deixa no solo uma fonte de biomassa ainda pouco utilizada pelas usinas, que pode ser uma grande oportunidade para o setor canavieiro
Por: Informativo Agropecuário Coopercitrus

palha da cana

A palha retirada do solo é uma energia limpa, renovável e sustentável, com a melhor relação custo benefício na produção de eletricidade. 

A geração de energia através da palha pode impactar de maneira importante os resultados das usinas e de produtores de cana, bem como, ser alternativa viável no atendimento da demanda energética do Brasil. O estado de São Paulo é responsável por 60% de toda a produção de cana, açúcar e etanol do país. São mais de 4,5 milhões de hectares de área plantada que possuem potencial para recolher 45 milhões de toneladas de palha e que podem gerar 46% da produção da maior geradora de energia limpa do mundo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro, SP, que proporciona soluções integradas em insumos, máquinas e implementos agrícolas, enxergando esse potencial de mercado, apresentará em sua feira de agronegócios, a FEACOOP, que acontecerá entre os dias 3 a 6 de agosto, na Estação Experimental de Bebedouro, uma dinâmica com máquinas voltadas para o recolhimento e logística da palha da cana para a geração de energia.

Na abertura do evento, dia 03 de agosto, às 9hs, o modelo dinâmico de enfardamento da palha será apresentado para produtores e grandes empresas do mercado agrícola.