Publicado em 30/10/2014 10h16

Queda de qualidade do algodão nos EUA pode beneficiar cotonicultores do Brasil

A qualidade das lavouras de algodão nos Estados Unidos (EUA) tem caído de uma forma geral, segundo dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Com esta queda, os cotonicultores brasileiros podem aumentar o quadro de oportunidades no mercado mundial.
Por: Lucas Rivas

cotto

De acordo com USDA, na primeira semana de julho, a expectativa era de uma safra de qualidade, quando 55% das lavouras dos EUA foram estimadas como boas ou muito boas. 

Porém, no último levantamento, as condições caíram para 47%, e seguem com tendências de queda, em função de intempéries climáticas que afetaram a safra norte-americana.

Em função deste cenário, o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea) destaca que a queda de qualidade da pluma nos EUA pode impactar positivamente no Brasil. 

“Conforme a qualidade das lavouras cai nos EUA, o algodão brasileiro pode se tornar mais competitivo, constituindo um diferencial diante dessa grande oferta que o mundo espera receber a partir de dezembro”, destaca a nota.

Colheita avança nos EUA

O USDA informa ainda que a colheita de algodão nos Estados Unidos (EUA) já chegou a quase 1,3 milhão de hectares, totalizando 29% da área tota